spy.siEdward Snowden, o ex-funcionário da CIA que revelou segredos de Estado e por isso pode até ir para a cadeira elétrica, talvez tenha prestado um grande serviço à Humanidade com suas denúncias. No momento em que escrevo, a notícia é que ele acaba de receber asilo político do governo russo. Mas isso está longe de resolver o problema – ao contrário, pode complicar ainda mais as coisas para Snowden.

Digo que ele pode ter nos feito um favor, a todos nós mortais, depois de ler uma reportagem da revista The New Yorker cujo título é “Por que a NSA se preocupa com o Brasil.” Recapitulando: o governo brasileiro reagiu com raiva nada diplomática à acusação de Snowden, de que os americanos há anos vêm espionando pessoas e empresas no Brasil. Como comentamos aqui, nada de concreto pode ser feito para comprovar ou desmentir a informação. A espionagem, que todos os experts dizem ser real, vai continuar existindo, e o governo não tem como impedi-la.

Indo mais fundo na questão, o repórter Ryan Lizza, da New Yorker, conversou com especialistas em segurança para saber por que, afinal, os órgãos secretos americanos teriam tanto interesse no Brasil. Descobriu que pela costa brasileira passam quilômetros de cabos submarinos que sustentam as comunicações internacionais. Por sua extensão, nosso país seria uma espécie de “hub natural” para essa finalidade. Monitorar esses cabos – e portanto o conteúdo que trafega por ali – é quase obrigatório para agências de segurança como a CIA e a própria NSA (National Security Agency).

Consultando suas fontes, o repórter apurou que grande parte desse conteúdo se refere à troca de informações entre órgãos de segurança de vários países, inclusive do Brasil. Snowden teria feito download de documentos a respeito, e aí estaria seu grande perigo: revelar informações secretas sobre, por exemplo, a caça a grupos terroristas espalhados pelo mundo.

Neste mapa, pode-se ver a estrutura geográfica dessa rede de cabos. E neste outro mapa, da consultoria brasileira Teleco, entende-se melhor como tudo isso funciona.

Voltando ao primeiro parágrafo: por que digo que Snowden nos prestou um serviço? Porque, graças a ele, o mundo fica sabendo que existe essa rede. E, se ela é usada para espionagem em nível mundial, é impossível que as autoridades brasileiras não soubessem. Ou então são mais incompetentes do que se pensava. Aí, só mesmo chamando James Bond.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *