ocupe a midiaAs fotos acima foram tiradas na tarde de hoje, durante discurso do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na abertura da ABTA 2013, o mais importante evento do setor de TV por assinatura no Brasil. Bernardo falava sobre o que a plateia queria ouvir: mais controles sobre a atividade dos grupos internacionais que hoje concorrem diretamente com a TV paga (Netflix à frente). Mas não era nisso que estavam pensando os integrantes do grupo Ocupe a Mídia, já famoso na internet (vejam a página deles no Facebook) e também por organizar manifestações de protesto contra grupos de comunicação, notadamente a Globo.

Esse grupo, cuja origem ainda não foi descoberta, defende várias bandeiras e – por estranho que pareça – algumas são totalmente incompatíveis entre si. Ao mesmo tempo em que pregam a regulamentação da mídia, o que significa maior intervenção do Estado no setor, criticam o governo (como fizeram hoje) por não tomar providências contra o uso político das emissoras de rádio e TV. Notem que um dos cartazes cita nominalmente senadores que são donos de grupos de comunicação. Talvez os manifestantes não soubessem que o próprio Paulo Bernardo já se disse várias vezes contra a concessão de canais a parlamentares, embora admitindo que não tem força política para sequer colocar o assunto em discussão no Congresso – que é onde estão os “empresários” combatidos.

Foi curioso ver o grupo em ação no geralmente tranquilo ambiente de debates da ABTA (que eu me lembre, é a primeira vez que isso acontece). Mas é difícil não lhes dar razão quando se analisa a forma como vêm sendo distribuídas as concessões de rádio e TV. Se os protestos servirem pelo menos para levantar o debate a respeito, já terão prestado um grande serviço ao país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *