hdmi-1080p-v1-3-cabo-e-cabo-usb-2-0-para-ps3-3m-preto_kkmslm1352087331261Quando saiu a versão 1.4 do padrão HDMI, em 2009, muitos imaginaram que haveria uma estabilização dessa plataforma por alguns anos. Afinal, a adoção de apenas quatro categorias de cabos e conectores com base na velocidade de transmissão cobria todos os tipos de sinal disponíveis nos equipamentos de consumo. Quatro anos depois, os manda-chuvas do HDMI Group, consórcio responsável pela normatização do padrão, acenam com mudanças.

Segundo o site americano CE Pro, dirigido a profissionais do mercado, está para sair a “revisão 2.0”, ou seja, uma nova categoria de produtos com a chancela do grupo. Não há ainda informações detalhadas a respeito, mas – sempre segundo o site – a ideia seria aumentar em 80% a capacidade de transmissão, sem mexer na estrutura física e nas compatibilidades do HDMI 1.4. Dos atuais 10 Gigabits por segundo, teríamos uma nova safra de cabos e conectores capazes de conduzir sinais de alta definição a 18Gbps. As novas especificações seriam divulgadas ainda este mês.

O HDMI Group até agora não comentou o assunto. Apenas para lembrar, a versão 1.4 foi desenvolvida para acomodar a quantidade de dados contida nos sinais de vídeo 3D, acrescentando ainda maior espectro de cores (padrão Deep Color) e a compatibilidade com os processamentos de áudio usados no formato Blu-ray (DTS Master Audio e Dolby TrueHD). Foram criadas ainda as certificações HDMI Standard e High Speed, com variações para uso em redes (Ethernet) e em sistemas automotivos, além do canal de retorno de áudio (ARC) e do recurso CEC, que permite acionar dois aparelhos diferentes usando um mesmo controle remoto.

A princípio, tudo isso seria mantido no HDMI 2.0. Aguardemos. Mais detalhes sobre HDMI? Clique neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *