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Uma das queixas que ouço com mais frequência em relação à TV paga no Brasil refere-se à quantidade de anúncios nos canais. Os de maior audiência (SporTV, Fox, Telecine, Cartoon) têm intervalos comerciais que, em alguns horários, rivalizam com certos canais abertos. Os assinantes que reclamam disso – às vezes de modo exagerado – não deverão gostar de saber que algumas operadoras planejam incluir publicidade até em seus serviços sob demanda.

“Será importante para remunerar a melhoria do serviço”, disse Rodrigo Marques, diretor da Net, durante debate na ABTA 2013, semana passada em São Paulo. O sucesso do serviço Now, em que boa parte do conteúdo é gratuita para os assinantes, está animando a operadora a pensar num modelo de negócios que atraia anunciantes. “Acho que o mercado não está explorando o potencial dessa mídia, que permite direcionar os anúncios e medir facilmente o retorno”, explicou Marques. Ao site Tela Viva, ele adiantou que em breve começarão os testes, embora seja um projeto de médio ou longo prazo.

O Now, segundo a Net, é um sucesso absoluto. Desde que foi lançado, há dois anos, já foram cerca de 170 milhões de títulos assistidos, entre filmes, séries, desenhos, documentários e programas dos canais lineares que ali podem ser revistos. Os cerca de 6 milhões de assinantes da operadora fazem, em média, 15 milhões de visualizações por mês – não significa que todos assistem aos conteúdos na íntegra, mas que pelo menos entram para ver do que se trata. Cerca de 70% dos títulos acessados são gratuitos; entre os pagos, o grande trunfo do Now é oferecer filmes de cinema simultâneos com o lançamento nas locadoras.

Não sei se a ideia de introduzir publicidade nessa plataforma irá vingar; certamente, se fosse feita uma pesquisa junto aos assinantes, a maioria seria contra. A questão é que, mesmo usando cada vez mais TV paga, muitos ainda não entenderam o conceito desse serviço e tendem a compará-lo com a TV aberta, o que é um erro. As emissoras abertas são sustentadas pelos anunciantes, não têm outra receita; para isso, precisam investir em altas audiências. Já a TV paga vive do que arrecada com a venda de assinaturas, que para a maioria das operadoras representam 90% do faturamento. Independentemente da audiência de cada canal, estas precisam oferecer variedade de conteúdo – a compra de filmes e eventos especiais está entre seus principais itens de custo, e já existe até uma discussão com as emissoras abertas, que querem cobrar pela exibição de seus programas na TV por assinatura.

Esse assunto tem inúmeras implicações e com certeza ainda será muito debatido. E você, o que acha? Admite ver mais anúncios nos canais pagos, para não ter que pagar mais por sua assinatura? Pense bem antes de responder.

6 thoughts on “Publicidade na TV por Assinatura

  1. A publicidade é chata? Sem dúvida, mas é tolerável. O que é difícil de tolerar são canais que tem intervalos enormes nos quais repetem, até três vezes, a mesma propaganda. O pior é que muitas das propagandas são do próprio canal, o que invalida a teoria de que precisam do dinheiro. Não é incomum você asistir a mesma propaganda duas vezes seguidas. Isso deixa o público realmente “cheio”. A brm da verdade os programas são produzidos para exibição em blocos que incluem uma certa quantidade de intervalos, se não acontecerem a emissora vai precisar de mais programação (o que também tem custo). Por isso repetem e repetem sem parar as mesmas propagandas ou exibem sem critério propagandas de seus próprios shows.

    Esta repetição é uma coisa que anunciantes de vídeo on demand devem cuidar. Vale mesmo a pena anunciar num programa on demand para ter a publicidade repetida várias vezes? Será que isso não deixa o público mais com ódio do produto/marca do que ajuda a vender? Quem já assistiu Hulu, serviço americano gratuito para uso no navegador, sabe como é irritante ter intervalos constantes que exibem sempre o mesmo filme publicitário. Chega uma hora que você fica mesmo irritado com o produto. Tanto para TV por assinatura como para o VOD, é preciso pelo menos ter vários filmes para cada produto/serviço, caso contrário o efeito é o oposto ao pretendido.

  2. Tomo a liberdade de abordar um aspecto que considero “negativo” na tal da TV sob Demanda ou Paga: eu não assino esse tipo de serviço, além de caro, só para não ter que dividir minha atenção na telinha com os vários logos que pipocam das operadoras, em locais e pontos do ecrã que acabam me distraindo do que eu gostaria de visualizar, principalmente ao assistir algum filme. Por isto eu gosto, E MUITO, de acessar a NETFLIX que com seu estoque de filmes datados, mas muito bons, não os exibe junto com os, visualmente invasivos, logos identificativos dela e de outros tipos como ocorre na tal TV paga. Milagre!!! Na primeira semana de agosto/13 eu assisti o fabuloso e novíssimo filme de suspense com muita ação: “A Invasão da Casa Branca” (The Olympus Has Fallen – imagem de BD deslumbrante, com um som DD+5.1 decente) que não tinha ainda chegado às locadoras aqui de UberlândiaMG… Ponto para a NETFLIX mais uma vez!!!!

  3. Não sei como funciona a compra de conteúdo para exibiçao nas tvpa. Acredito que a única explicação para nos abrigar a assistir Velozes e Furiosos todos os dias durante meses é o fato de que um filme ou conteúdo deve ser exibido um certo número de vezes (muitassss vezes) para se pagar. Os comerciais são uma pedra no sapato do assinante que por mero conforto, concorda em pagar. Quem paga a assinatura de preços abusivos não tem direito de reclamar dos intervalos. É conivente com esta prática.
    Esta semana eu assistia a um documentario na Discovery na parte da manhã quando o intervalo começou. Não passava comerciais e sim anuncios de programas do proprio canal. Foram 17 minutos (eu disse 17 minutos) de anuncios repetidos.
    As vezes penso em fazer um blog para difundir a idéia de boicotar as TVPA. Como? Se durante dois meses os assinantes ligarem para as operadoras e cancelarem seus planos, muitos brasileiros, muitos… a coisa deverá mudar. O mesmo serviria para os postos Petrobras. Mas… quem dentre vós estaria de acordo em engolir a programaçao das tvs abertas? Você abriria mão dos seus canais pagos mesmo que tenha que assistir a filmes velhos e programas repetidos?
    As pessoas nao se interessam em combater a propaganda na tv paga pois não querem ficar sem seus canais com programas repetidos e de conteúdo duvidoso. Agora existem leis obrigando canais a transmitirem um mínimo de conteúdo nacional. Aiiiii! Quem aguenta o Paulo Gustavo sem graça todos os dias? Aquele tal Varzea que nao tem nada de construtivo?!
    Enquanto eu assistia a mais um episódio repetido do Caçadores de Relíquias no History, percebi que o tempo todo os americanos explicam a historia deles. O mesmo nos episódio de Trato Feito que narra a história dos americanos – ainda que muitas vezes de patriotismo exagerado – mas informativo.
    Detetives da Historia tenta fazer isso com certa elegancia e conteúdo porem investigando algo de pouco interesse para a maioria.. Mas a maioria dos programas nacionais so apresenta humor sem graça.
    vamos nos unir e boicotar as TVPA e gasolina nacional muito cara? Quem está. Disposto? Humm? Eu topo!

  4. OK, obrigado pelas observações, Laerte. Sem querer defender as programadoras, não acho que seja questão de boicotar. Para isso existe o controle remoto, certo? Uma das vantagens da TV paga é a variedade de canais e conteúdos. Podem não ser os ideais, mas são infinitamente melhores que os da TV aberta. Também acho exagerados alguns intervalos comerciais, mas convenhamos que ninguém é “obrigado” a assisti-los. E a repetição de filmes está na essência do conceito de TV paga; só acontece porque alguém deseja assisti-los, não porque o canal queira torturar o telespectador. Os filmes mais repetidos são justamente os mais assistidos. Mas você tem razão: o assinante tem mesmo que reclamar quando não está satisfeito com o serviço pelo qual pagou. Abs.

  5. Com tantas reclamações não sei porque a ANATEL não tomou uma posição sobre isso, outro dia estava assistindo um programa no canal EXN uma parte do programa durou 3 minutos enquanto que o intervalo durou mais de 15 minutos, isso e um absurdo, como uma outra pessoa reclamou sobre o lucro eu concordo porque na maioria das vezes e sobre o mesmo programa do canal e isso não faz nenhum sentido, nesse mesmo dia o exnFlix foi reproduzido duas vezes no mesmo intervalo e cada vez que passa ele dura em media uns 6 minutos fora os outro que passam, por ai ja se tem uma ideia de como e irritante você ter que esperar de 10 a 15 minutos para assistir uma parte do programa que mal dura 3 minutos to falando isso porque ja marquei no relógio, eu também concordo que tenha um intervalo eu acho que 2 minutos ta bom tamanho como alguns canais tem como o telecine por exemplo ele tem exatamente 2 minutos de intervalo e um detalhe somente um intervalo por programa e no intervalo entre um filme e outro cerca de 15 a 20 minutos isso também é aceitável porque ai eles passam toda publicidade queles querem mais longos intervalos ninguém merece.

  6. Carlos Lima, nao creio que Anatel tenha que ficar controlando minutos de comerciais, isso seria ingerencia excessiva em negocio privado. Como ja bem disse o Orlando, ninguem é obrigado a assistir comerciais, basta passar para outro canal.

    Quanto aos Telecines, nao dá para usa-los como exemplo pois eles sao canais Premium, de conceito diferente dos canais basicos. Como regra, em geral um canal Premium nao deve ter comercial, mas os canais basicos sim.

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