tourEste é o tipo de iniciativa que dificilmente veríamos no Brasil: devido ao grande sucesso no ano passado, a organização da IFA 2013 resolveu repetir o Guided Tour 60+. Trata-se de excursões guiadas pelos estandes, gratuitas, para as quais as pessoas se inscrevem. Tudo tem hora marcada, germanicamente, e o passeio dura duas horas. O detalhe é que só pode participar quem tem 60 anos ou mais.

Num segmento (o de tecnologia) em que quase tudo é dirigido aos jovens, ou adultos na faixa até 40 anos, é mais do que louvável alguém se preocupar com as pessoas mais velhas. Nada a estranhar, num país onde a população acima de 60 é quase tão numerosa quanto a dos abaixo de 18. Há décadas que o governo daqui dá atenção cuidadosa aos aposentados, mantendo programas de socialização e atendimento que em nada lembram as filas do INSS. O que a IFA está fazendo, portanto, é mais do que natural nesse ambiente.

Sem contar que os próprios expositores colaboram, reservando monitores especializados para explicar as inovações numa linguagem fácil para quem é leigo. Não que sejam bonzinhos: eles sabem que ali está um mercado consumidor de alto potencial, já que nessa faixa etária muita gente passa mais tempo dentro de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *