Nos últimos meses, temos nos dedicado a analisar, em nossa modesta sala de testes, uma série de TVs de tela grande que vêm chegando ao mercado. Por ali já passaram modelos de quase todas as marcas disponíveis, e ultimamente temos recebido também alguns da categoria Ultra-HD (também conhecida como 4K). Primeiro, testamos – ainda em novembro do ano passado – o TV de 84 polegadas da LG, que nos causou grande impacto. Afinal, nenhum de nós tinha visto até então uma imagem com aquela profundidade e detalhamento, a não ser em feiras internacionais; o tamanho do aparelho só fez aumentar a sensação. Infelizmente, não nos foi enviado o modelo da Sony, também de 84″, lançado na mesma época. Só recentemente recebemos o de 65″, cujo teste será publicado em breve (aqui, um vídeo sobre ele).

local dimmingNesse meio-tempo, chegou o Samsung 85″, maior e mais luxuoso de todos (também o mais caro). Foi analisando esse produto (vejam o vídeo) que me ocorreu um velho ensinamento: não se deve comparar coisas incomparáveis. Ao trocar ideias com os colegas sobre qual dos três aparelhos seria o melhor, a constatação foi unânime: Samsung. E isso tem uma explicação: o painel de backlight. De todos os TVs 4K lançados até agora no Brasil, é o único que utiliza painel do tipo Local Dimming (acima), aquele em que os leds internos são distribuídos pela superfície do painel, produzindo uma luminosidade homogênea sobre toda a área de visualização da imagem.

edgelitOs demais utilizam painel Edge-lit (representado ao lado), cujos leds ficam nas laterais, projetando a luz para a área interna. Por melhores que sejam esses leds, não há como obter a mesma uniformidade de brilho. Não tivemos ainda a oportunidade de colocar dois TVs 4K lado a lado para medir a diferença entre os paineis, mas nos TVs convencionais é visível. Os TVs Edge-lit apresentam vazamentos de luz nas laterais, principalmente nos cantos da tela, o que é fácil de observar quando há uma imagem muito escura. Isso prejudica o detalhamento e faz cair a taxa de contraste.

Há alguns dias, encerramos os testes do TV Sharp de 90 polegadas, o maior à venda no Brasil, que não é 4K, e procuramos observar melhor o funcionamento do backlight. Essa empresa, que fornece displays LCD para diversos outros fabricantes, criou uma terceira via: o painel Edge-lit Full-Array. Nele, os leds estão espalhados por toda a superfície, mas comandados por uma espécie de dimmer localizado na lateral. O resultado, como vimos, foi bem superior ao dos TVs com Edge-lit convencional; mas ainda assim abaixo do Local Dimming.

Conclusão: quem é detalhista e exigente deve dar preferência a TVs dessa última categoria, lembrando que sempre serão mais caros. Além da maior quantidade de leds internos, exigem processadores mais eficientes para acioná-los quando necessário. Mesmo na era do 4K, esse detalhe faz uma boa diferença.

Num próximo post, comentaremos as diferenças, que também existem, entre os paineis Edge-lit. Como a maioria dos TVs LED-LCD é desse tipo, vale a pena prestar atenção desse detalhe. Aguardem. Enquanto isso, este artigo ajuda a entender a questão.

7 thoughts on “TVs: comparando o incomparável

  1. Orlando, eu prezo pela imagem, sempre. Gosto muito da marca Sony, porque acho sua imagem superior às marcas coreanas. Recentemente estive num show room com uma TV da Sony 4K de 65″ e francamente, achei que iria me surpreender mas, não foi tudo aquilo que imaginava.
    Possuo recentemente uma XBR-HX55925 SONY e acho a imagem surpreendente.
    Gostaria de saber qual das TVs 4K desta marca que possue o painel local dimming?
    Abraço e obrigado.

  2. Edison Ciscon,

    Também sou fã da marca Sony e de sua imagem superior. Mesmo a Sony não fabricando mais painéis LCD-LED e comprando a bastante tempo da Samsung, Auo Optronics e atualmente da LG, outrora comprava da Sharp para seus modelos TOPs, as coreanas, principalmente a Samsung já provou que de qualidade de imagem eles estão começando a entender e estão aos poucos melhorando seus pós-venda. Só para exemplo sua TV XBR-55HX925 usa painel Samsung a única coisa que difere é o tratamento do processamento de imagem da Sony para obter tal imagem superior e garanto se você estiver frente a frente a um TV Samsung e um TV Sony que se utilizam do mesmo painel a qualidade de imagem será superior no da Sony devido a preocupação com a qualidade na imagem.

    Orlando,

    Será que o mercado de 4k vai vingar mesmo com os painéis LCD-LED comuns, pois achava que pelo menos iríamos ver painéis LCD-LED se utilizando da tecnologia IGZO da Sharp para valer o alto preço e obter maior qualidade de imagem ao invés de possuir apenas maior tamanho de tela e maior resolução(4k).

    Grande abraço.

  3. Prezados Edison e Siqueira, obrigado pelas mensagens. De fato, cada vez mais os TVs são parecidos em termos de desempenho. Isso fica evidente nos testes que realizamos. A explicação é que a maioria dos componentes são produzidos na China, que também fabrica coisas boas, apesar da má fama. Bem, o melhor exemplo é a Apple, que sempre contratou componentes e continua montando os produtos lá. Como o plasma é quase uma tecnologia em extinção, vamos ter que conviver com o LCD ainda por um bom tempo. Os backlights de led melhoraram muito, até porque os fabricantes vêm investindo fortunas no seu aperfeiçoamento. OLED e IGZO, por enquanto, são apenas promessas. Teremos que ver o que acontece na prática, conforme forem lançados. Às vezes, uma boa tecnologia se revela problemática com o passar do tempo e o uso contínuo. Lembro apenas que uma velha regra da indústria continua valendo: sempre haverá fabricantes querendo forçar uma queda de custos com o uso de componentes inferiores. Isso acontece em todos os setores, não apenas em eletrônicos. E nem sempre isso é fácil de perceber. No caso específico dos leds: o desempenho do painel – que como sabemos melhora significativamente o contraste – depende da quantidade e qualidade dos leds utilizados e do processador que comanda seu funcionamento. Local Dimming é melhor do que Edge-lit porque utiliza mais leds para iluminar uma área maior. Agora, se usarem leds de má qualidade e o processador for ruim, o resultado final na tela será pior, mesmo com Local Dimming. Enfim, esse assunto ainda vai render muito. Por ora, é isso. Espero ter ajudado. Abs. Orlando.

  4. Siqueira, essa informação sobre a Sony usar os painéis da Samsung, eu fiquei sabendo através de um vendedor da loja da Fast Shop e na época fiquei surpreso e chocado. Mas o importante, como vc diz, é o tratamento do processamento da imagem pela Sony, que diferencia o produto.

  5. Orlando, tenho uma LG LA 6200 e acho sensacional ainda mais que dizem que o painel IPS dela é o melhor, tem uma excelente imagem e som e navega na internet sem fio fora o 3D que é bem legal, vc sabe se ela é local dimming? Tenho informações que parece ser e vc acha que ela pode ser considerada um modelo top da LG? Essa minha eu gosto demais e vc gosta dos televisores da marca? Estão entre os melhores do mercado? Obrigado e bom fim de semana.

  6. Olá Jader, esse TV é Full-HD e não está mais sendo fabricado. Não é Local-dimming, o painel é Edge-lit. Dentro dessa categoria, é muito bom, mas hoje há outros mais avançados. A LG está usando painel IPS em todos os seus TVs. A vantagem é que há melhor aproveitamento da tela em ângulo lateral. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *