jobsEnquanto a Sony prepara uma nova versão (menor) do recém-lançado tablet Xperia Z1, fontes da Samsung revelam que está saindo do forno um novo modelo, melhor e mais rápido que os atuais Galaxy. Entrementes (era assim que eu ouvia no rádio, quando criança), a Apple já tem pronto o iPhone 6, embora tenha acabado de lançar a versão 5. Ah! Sim, e a Microsoft promete para breve o Windows 8.2, que – incrível!!! – irá substituir o também recém-lançado 8.1, coitado.

Todas essas notícias foram colhidas hoje, em sites de tecnologia brasileiros e americanos; aliás, cada vez há menos diferença – excetuando-se o idioma – entre eles. Perceberam a pegadinha? Nenhuma das revelações é oficial. Esse tipo de “informação”, e aqui preciso de muitas aspas, é divulgado todos os dias a partir de vazamentos sabe-se lá de quem, ou mesmo de “suspeitas” ou da intuição jornalística de seus autores. Em minutos, estão espalhadas por sites e blogs, realimentando uma cadeia que funciona meio como uma rosca sem fim.

O mais interessante é que, da mesma maneira como surgem, muitas dessas notícias acabam esquecidas quando demoram a se confirmar. A culpa, penso eu, deve ser do falecido Steve Jobs, que há uns dez anos criou na Apple um esquema de divulgação infalível. Para quem quiser saber os detalhes, a história toda está contada no meu livro “Os Visionários“. Em resumo, Jobs acionou seus melhores contatos na imprensa americana e montou uma equipe encarregada de alimentá-los com “notícias” sobre o que a empresa estava preparando. Conseguiu assim gerar um nível de expectativa sobre os lançamentos que nenhuma outra empresa jamais igualou.

Bem, muitas estão tentando, como provam aquelas lá do primeiro parágrafo. E a mídia dita especializada faz a sua parte, divulgando até coisas que não passam de insinuações, ou mesmo fofocas. Por sinal, já existe um vídeo mostrando como será o iPhone 6 (não acreditam? Cliquem aqui). Alguém deve estar lendo os pensamentos de Tim Cook e seus colegas da Apple. Ou, quem sabe, fazendo contatos extrasensoriais com o próprio Jobs, em alguma nuvem por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *