O colega Daniel Castro, do excelente blog Noticias da TV, estranhou que a Anatel tenha parado de divulgar seus costumeiros dados mensais sobre o crescimento do mercado de TV por Assinatura. Até agosto, a divulgação era feita mês a mês, permitindo a todos os interessados acompanhar a evolução de um setor que crescia entre 2% e 3% (quase 30% ao ano). Em setembro, nada apareceu. Estamos aguardando que algo saia em outubro, mas a explicação oficial é de “problema operacional da área técnica na consolidação dos números.”

Estranho mesmo. Justamente agora que esses números não são tão animadores. A estimativa do mercado é que o crescimento despencou para cerca de 10% nos últimos doze meses, e deve fechar o ano abaixo desse índice. Em junho, último mês registrado pela Anatel, foram vendidas apenas 26,6 mil novas assinaturas; em junho de 2012, haviam sido 267,2 mil, ou seja, dez vezes mais! A culpa seria da classe C (sempre ela…), que vinha sustentando aqueles aumentos surpreendentes, mas pelo visto perdeu o fôlego. Há ainda quem atribua o problema ao fenômeno Netflix, serviço que vem atraindo muita gente com seu custo mensal baixíssimo.

Preço com certeza não é, porque nunca houve tantas promoções, principalmente das “novas” operadoras Claro, GVT e Vivo. O que será, então? Quando a Anatel divulgar seus dados, será mais fácil descobrir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *