Alguns sites de compras estão anunciando sua “black week”, que vai até domingo. Ou seja, ampliaram o conceito americano da “black friday”, que deu tantos problemas no ano passado ao ser copiado por sites brasileiros. Agora, quem quiser correr riscos em suas compras tem não apenas um dia, mas a semana inteira para fazê-lo.

Só que, oportunamente, a Fundação Procon se antecipou e já divulgou uma lista de 325 endereços não recomendados a pessoas de bem. Baseado em pesquisas e denúncias, o orgão de defesa do consumidor também está reforçando as orientações sobre esse tipo de comércio, tão nefasto. Suas dicas chegam a ser banais: deveriam estar na cabeça de todo mundo. Mas, uma pena, não estão. Vejam só:

*Ao entrar num site de compras, procure a identificação da empresa responsável (razão social, CNPJ, endereço, telefone etc);

*Nunca adquira nada em sites que não dão a opção de pagamento com cartão de crédito;

*Dê preferência a sites recomendados por pessoas conhecidas;

E por aí segue (mais detalhes no site do Procon). Mas há um item que faço questão de repetir aqui: “Desconfie quando a oferta for vantajosa demais”. Por incrível que pareça, é enorme a quantidade de pessoas que caem nessa armadilha, ano após ano. É a famosa Lei de Gerson, a vontade de levar vantagem, sempre, sem medir riscos nem consequências. Uma praga bem brasileira, como tantas outras.

Em tempo: o site Convergência Digital publicou aqui a lista dos 325 sites “condenados” pelo Procon. Vale a pena guardar e consultar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *