livro automacaoÉ tão raro encontrar literatura técnica de qualidade em português que, quando algo do gênero é lançado, deve-se aplaudir. É o caso do livro “Automação Residencial – Conceitos e Aplicações”, dos engenheiros José Roberto Muratori e Paulo Henrique Dal Bó, que sai esta semana pela Editora Educere. Ambos fazem parte da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), que há anos realiza um incansável trabalho de formação técnica para profissionais da área. E no Brasil, infelizmente, quando se fala em aprimoramento técnico, a queixa mais comum é a falta de publicações em português.

Bem, no ramo da automação residencial, um dos que mais crescem atualmente, a lacuna começa a ser preenchida. O livro, com 200 páginas, se divide em capítulos dedicados aos tópicos mais importantes nesse assunto: Instalações Elétricas Convencionais e Automatizadas; Protocolos de Automação; Cabeamento Residencial para dados, voz e imagem; Projetos de Infraestrutura; Interfaces de Automação; Automação em Áreas Comuns de Edifícios Residenciais; e Eficiência Energética. Além disso, explica os principais sistemas de automação existentes, faz uma introdução para quem não está atualizado a respeito e analisa as possibilidades de evolução dessa tecnologia no futuro.

Com certeza, vai se tornar uma “bíblia” para os profissionais do setor. Para saber mais detalhes e/ou solicitar um exemplar, este é o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *