IoTComentamos aqui recentemente sobre o conceito Internet das Coisas, e vejam só: acaba de ser fundada a AllSeen Alliance, espécie de consórcio – por enquanto, apenas 23 empresas – para difundir e incentivar a aplicação dessa ideia. O objetivo é adotar normas comuns de fabricação e operação dos aparelhos eletrônicos para que seja preservado o princípio que está por trás de tudo: a interoperabilidade (aliás, palavra horrível).

Apenas resumindo: Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é o conceito pelo qual todos os aparelhos possam ser conectar e trocar informações entre si – do TV à geladeira, do celular à campainha e assim por diante. Envolve não apenas os produtos de uso pessoal ou doméstico, mas também carros, centrais de informação, hospitais, escolas, torres de comunicação etc., tudo conectado via internet. As empresas participantes se comprometem a seguir os padrões de funcionamento e conexão, de modo que um celular da marca X possa trocar informações com, digamos, um sensor de alarme da marca Y.

Entre as empresas fundadoras de AllSeen Alliance, estão marcas que todo mundo conhece, como LG, Sharp, Panasonic, Qualcomm, Harman e Cisco. Quem está coordenando as ações é a Linux Foundation, o que traz, de cara, pelo menos uma vantagem: ninguém vai poder impor ser sistema ou seu padrão de conexão. Tudo se baseia no conceito de que a internet deve ser livre para todos. O que não significa que não haverá controles; se não, seria o caos.

Para quem quiser mais detalhes, eis aqui a explicação do excelente site GigaOM; um resumo, em português, está no site brasileiro Tecmundo; e leiam também a entrevista do presidente da Cisco, John Chambers, sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *