samsung-lumenComo se sabe, a CES não é propriamente um evento de automação. Nessa categoria, há diversos outros mais importantes. Mas abriu de tal forma seu guarda-chuva sobre tantos segmentos da indústria eletrônica que não há como escapar: até pequenas empresas de projetos acabaram participando. Alimentados pelos consórcios que detêm os principais protocolos de conexão (Z-Wave e Zigbee), vários expositores demonstraram os avanços nessa área.

Dos grandes, quem mais parece adiantada nesse campo é a Samsung, que exibiu em Las Vegas uma solução chamada Lumen, a ser comercializada na forma de um painel de parede ou de um aplicativo para smartphone e tablet. A ideia é que, ao comprar um aparelho da marca, o usuário possa integrá-lo ao seu módulo de controle. Isso valeria, por exemplo, para os refrigeradores e lavadoras de roupa que a Samsung apresentou na CES – a Feira agora está aberta também ao setor de eletrodomésticos.

Na teoria, o painel de toque Lumen pode comandar qualquer qualquer aparelho que possua sensor sem fio, como ar condicionado, lâmpadas de led smart, câmeras de segurança e até um aspirador de pó que percorria o estande da Samsung, com jeito de robô (sem falar nos aparelhos de áudio e vídeo, é claro). Não sem razão, funcionários da empresa chamavam o painel (que lembra um interruptor de parede comum) de “smart home controller”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *