Se no ano passado a tecnologia OLED dividiu as manchetes com os TVs 4K, desta vez – como comentamos durante a CES – foi uma goleada. Mas isso não quer dizer que os displays orgânicos estão esquecidos, nem que deixaram de ser “a TV do futuro”. Uma pesquisa divulgada esta semana nos EUA estima que em 2014 serão vendidos em todo o mundo cerca de 50 mil TVs OLED – a previsão é de 10 milhões em 2018!

A maior parte desses painéis, por enquanto, sairá das fábricas da LG, o único fabricante que está, de fato, investindo pesado na tecnologia, e com pretensões de curto prazo. Sim, na CES vimos modelos também da Samsung, Panasonic e uma série de marcas chinesas, incluindo as gigantes Hisense e TCL. A maioria eram TVs de 55 polegadas, e isso tem uma explicação: quase todo mundo – inclusive os chineses – está comprando os painéis internos da própria LG (exceção, claro, é a Samsung).

LG-OLED-TV-16x9_118262316x9-1024x576Segundo o site especializado Advanced Television, a estratégia da LG para dominar essa fatia do mercado é dividi-lo em dois: uma linha de aparelhos mais refinados, incluindo os de tela curva, a ser distribuída através de lojas especializadas; e outra com produtos mais “populares”, buscando aumentar os volumes a curto prazo. Na CES, a empresa exibiu OLEDs de três tamanhos: 55″, 65″ e 77″, sendo que o primeiro e o terceiro estavam em demonstração também nas versões de tela curva; um deles, inclusive, permite que o próprio usuário regule a curvatura através do controle remoto (este vídeo, feito no estande da Samsung, mostra como funciona). Já comentamos também que a LG é a primeira a montar esse tipo de TV no Brasil.

Vale lembrar que a LG utiliza um tipo de painel diferente de Samsung e Panasonic, por exemplo: o chamado WOLED, ou “OLED branco”, que tem custo inferior (mais detalhes aqui).

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