monitoramentoDez entre dez integradores de sistemas de automação residencial contam que segurança é a preocupação número um dos usuários. Não é para menos, considerando o país (e os tempos) em que vivemos. Com um vasto mercado a explorar, fabricantes e desenvolvedores têm que ser ágeis e criativos. O exemplo ao lado nos foi enviado pela assessoria da empresa sueca Axis, cuja filial brasileira deve encontrar aqui mais oportunidades de negócio do que em seu tranquilo país de origem.

Fundada em 1984, a Axis produz equipamentos de vídeo para vigilância e monitoramento. Um de seus integradores nos EUA, numa cidade chamada Glenwood, relatou a solução encontrada para monitorar vários pontos de um bairro com baixo custo e fácil controle. Chama-se SkyWatch e pode-se ver como funciona na foto: um conjunto de câmeras HD do tipo PTZ (pan-tilt-zoom), que podem ser movimentadas em 360 graus via controle remoto, fixadas no alto de um mastro com quase 10m de altura.

As imagens captadas, diz a Axis, são armazenadas num servidor instalado na própria unidade móvel e transmitidas – via antena Wi-Fi – para laptops e tablets localizados em outros pontos do bairro (por exemplo, em viaturas policiais que circulam pela região). Os “homens da lei” têm, portanto, a possibilidade de acompanhar visualmente qualquer movimento suspeito, ou monitorar eventos ou locais onde haja grande afluxo de pessoas. Se quiserem, podem até acionar um sistemas de luzes e/ou sirenes, também a distância.

Fica aí a dica: segurança, ainda mais quando planejada e executada de forma inteligente, nunca é demais. Para quem quiser saber mais detalhes, este é o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *