Logietch-Harmony-Link-1-e1316539686771“Já é possível eliminar o controle remoto”?, pergunta o site CE Pro, dirigido a profissionais de áudio, vídeo e automação. E a resposta é: sim. Graças à evolução do software e à criação de uma infinidade de aplicativos, qualquer pessoa pode hoje dispensar seu velho companheiro de sofá (dica: melhor não jogar fora, deixe guardado numa gaveta para possíveis emergências).

Os apps, lançados por quase todos os fabricantes, podem ser baixados num tablet ou smartphone, de tal forma que este passa a ser o único controle usado na casa. Parece ótimo, não? Menos, menos. De tanto ouvir seus clientes dizerem que não queriam mais controle algum, já que tudo poderia ser embutido num único aparelho, um projetista de nome Leon Shaw, da empresa AudioAdvice, de Raleigh (Carolina do Norte), decidiu tirar a prova. Guardou todos os controles que tinha em casa, inclusive o “super” que havia programado pacientemente para aprender as funções dos demais, e ficou alguns dias tentando usar apenas seu tablet.

O relato de Shaw pode ser decepcionante para os adeptos do faça-você-mesmo. Primeira descoberta: nem todos os apps são automáticos, ou seja, não ligam o aparelho; há casos em que é preciso ir até o painel e fazê-lo manualmente, coisa que irrita qualquer usuário acostumado com controles. Segunda descoberta: por mais que pareçam amigáveis, como se costuma dizer, as telas dos tablets (Shaw diz que experimentou vários) são mais difíceis de acionar que as de um controle; este, além de tudo, ainda oferece teclas físicas, justamente para essas emergências.

Terceiro ponto (e a meu ver o mais grave): baixar vários apps num tablet ou smartphone é quase como utilizar vários aparelhos ao mesmo tempo; no caso, faz lembrar aquelas situações em que é preciso acionar os controles que se amontoam sobre o sofá ou a mesa de centro. As telas dos aplicativos possuem layouts diversos, anulando a maior vantagem de um controle, que é o acionamento intuitivo. E há o tempo que cada app leva para se comunicar com o respectivo aparelho para o qual, afinal, foi criado!

Por fim, Shaw se convenceu de que nada supera a comodidade de ter um único controle remoto, devidamente programado para acionar o máximo possível de aparelhos com o mínimo possível de comandos. Sim, programar corretamente um controle é trabalho para profissionais, que devem ser pagos por isso. É o que Shaw tem dito a seus clientes. Quem quiser, claro, pode baixar seus apps e tentar usá-los. Mas é bom estar preparado para algumas surpresas nada agradáveis.

1 thought on “O fantástico mundo dos apps

  1. Colocar aplicativos individuais no iPad/iPhone, como bem disse a matéria, é o mesmo que usar vários controles remotos físicos

    Um controle remoto universal é a solução , tanto como controle físico quanto como aplicativo

    Como aplicativo, sugiro contratar uma empresa especializada em automação residencial pois ela vai te oferecer uma solução única que integra também as luzes,suas câmeras IP, a iirigação do seu jardim e a cascata da sua piscina

    Se você é adepto do “faça-você-mesmo” (DIY), pesquise como fazer nos fóruns de tecnologia, nacionais e/ou estrangeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *