LG KoreaNesta terça-feira, a LG apresentou em Seul sua nova linha de TVs UHD e OLED para 2014; uma semana antes do Carnaval, o mesmo havia sido feito pela Samsung. Mais uma vez, as duas gigantes coreanas rivalizam na divulgação de seus lançamentos, alguns deles já mostrados na CES, em janeiro (detalhes aqui). E, em ambos os casos, as telas curvas ganham destaque.

“Esperamos que no futuro todos os nossos TVs sejam curvos”, comentou, com certo exagero, o vice-presidente da divisão de displays da Samsung, Kim Hyeon-seok. Mr. Kim falou em coreano, e suas declarações foram publicadas em inglês pela agência ET News; as traduções às vezes nos enganam. Mas, pelo que entendi, a Samsung pretende convencer seus clientes – inclusive no segmento B2B – que as telas curvas com resolução Ultra-HD são a melhor alternativa. “O olho humano é esférico e isso causa distorções quando vemos as coisas. A tela curva elimina essas distorções”, garantiu um dos auxiliares de mr. Kim citado pela agência.

samsung curveConfesso que nunca tinha ouvido esse explicação. Fato é que a Samsung exibiu TVs curvos de 55, 65, 78 e até 105 polegadas, todos incluindo um novo processador de vídeo chamado ADE (Auto Depth Enhancer) que, pela explicação traduzida, analisa em tempo real as imagens, identifica os objetos e o fundo das cenas e regula automaticamente a profundidade para otimizar o desempenho da tela curva.

Outra agência de notícias coreana, a Yonhap News, dá detalhes sobre a LG, que promete lançar este ano nada menos do que 16 TVs UHD, entre telas planas e curvas, OLED e LED. Curiosamente, o presidente da divisão de TVs do grupo, Ha Hyun-hwoi, admite que a empresa precisa reagir para brigar pela liderança do mercado mundial, ocupada pela Samsung, e também impedir que os fabricantes chineses avancem. A nova linha inclui modelos de 49, 55, 65, 77, 79 e 105 polegadas, e a estratégia será bem agressiva em termos de preço.

As duas empresas informaram que os produtos estarão à venda na Europa e nos EUA antes do meio do ano, ainda tentando aproveitar o interesse em torno da Copa do Mundo. Para o Brasil, nada confirmado por enquanto.

2 thoughts on “LG e Samsung: mais telas curvas

  1. E como ficou o fato de que os pixels azuis das OLEDs duram bem menos do que os outros dois Um televisor com essa nova tecnologia, e preço no Olimpo, deveria prometer uma durabilidade minima de 50.000 horas (o Plasma promete 100.000 horas…?!). Alguém me copia?

  2. Olá Walter, obrigado por mais esta msg. Acho importante lembrar que, por enquanto, tudo que se fala sobre OLED ainda é fruto de análises prévias. Os aparelhos chegaram ao mercado há muito pouco tempo, e não existe “massa crítica” para analisar a questão da durabilidade dos pixels. Vamos ficar atentos. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *