awarhorse1Uma experiência inédita foi realizada no último fim de semana em Londres. Enquanto uma peça era apresentada no teatro New London, a poucos quarteirões de distância um cinema exibia em tempo real as imagens do espetáculo. A peça era War Horse (foto), baseada no mesmo livro que deu origem ao filme Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg. As duas casas estavam lotadas. Não é propriamente uma novidade para os londrinos, que adoram teatro, mas desta vez as cenas foram captadas por seis câmeras 4K. As imagens que o público viu no cinema eram tão realistas que muitos saíram comentando que se sentiram como se estivessem no teatro.

A iniciativa foi da Sony, como parte de suas ações de marketing para promover a tecnologia 4K – muitas dessas ações acontecerão durante a Copa do Mundo, em junho. “Queremos fazer o mesmo durante alguns jogos do Mundial”, disse David McIntosh, diretor da área de cinema digital na empresa. A aposta é ambiciosa. Como patrocinadora do evento, a Sony precisa explorar ao máximo essa oportunidade que acontece a cada quatro anos. E a tecnologia Ultra-HD é um excelente trunfo.

McIntosh argumentou que determinados eventos atraem tanta gente que não há espaço físico para todos. “Estamos falando de democratização da cultura e dos conteúdos. Mesmo que você não possa ir a um show ou peça de teatro, assisti-lo numa tela de cinema em 4K nos faz sentir como se estivéssemos lá.”

O repórter Steve May, do site Tech Radar, assistiu à peça no cinema procurando a melhor posição de visualização. Seu relato é de que chegando mais próximo à tela a sensação de envolvimento é total. Como são várias câmeras trabalhando em conjunto, um bom diretor de imagens pode transformar a percepção de quem assiste. Quando há muitos detalhes de cenário, por exemplo, a exibição em vídeo (no caso, cinema digital) chega a superar a, digamos, presencial.

Mas há um porém: o áudio. Numa boa montagem teatral, a captação de som ao vivo envolve o espectador. Isso tem a ver com a acústica da sala e o processamento do sinal. Como ali a intenção era destacar a imagem 4K, o som, diz o repórter, deixou a desejar. De qualquer modo, pode estar surgindo um novo formato para os espetáculos ao vivo. Graças à tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *