Brasileiros parecem satisfeitos

Protestos nas ruas e gritaria nas redes sociais podem fazer barulho, mas pelo menos no que se refere aos serviços de telecomunicações o consumidor brasileiro se diz satisfeito. A constatação, que parece contraditória, está numa pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada na semana passada e que ainda carece de melhores explicações. O IPEA criou a sigla SIPS para identificar esse tipo de trabalho: Sistema de Indicadores de Percepção Social. A ideia é aferir a percepção das pessoas quanto à qualidade dos serviços em geral – no caso, telefonia (fixa e celular), televisão (aberta e fechada) e internet.

À primeira vista, parece a história da sensação térmica: os termômetros marcam 30 graus, mas você sente 40!!! Se as operadoras ocupam, ao lado dos bancos, cartões de crédito e planos de saúde, a liderança nos índices de reclamações aos Procons, como a população pode se dizer satisfeita com os serviços? Fato é que, diz o IPEA, de 3.809 domicílios consultados em 212 municípios no ano passado, 26,6% possuem TV por assinatura e, desses, 87,1% avaliam o serviço como bom ou ótimo. Até aí, nenhuma surpresa: sabemos que a concorrência vem fazendo as operadoras aprimorarem seu trabalho. Mas, na telefonia fixa, o percentual é de 73%, também altíssimo. E, acreditem, 65% no caso do celular.

Uma explicação seria que a maioria das pessoas está usando menos telefone fixo. OK. Já no caso da telefonia móvel, (82,5%) da população utiliza celular pré-pago, modalidade em que as operadoras oferecem menos serviços. Bem, o IPEA é um órgão conceituado e, embora ligado ao governo federal, mantém uma tradição de independência em suas análises. Até hoje, quase todos os estudos do gênero, elaborados por empresas e entidades igualmente respeitadas, têm indicado que o Brasil está atrasadíssimo em matéria de telecom (vejam esta notícia). Esperemos que surjam mais dados, para esclarecer de onde vem tanta satisfação.

Um comentario para Brasileiros parecem satisfeitos

  1. Rubens Pires 24/03/2014 at 1:50 pm #

    O tecido social está se esgarçando cada vez mais e mesmo assim a Dilma está para se reeleger em primeiro turno…

    Vá entender.

Deixe uma resposta