letterman-obama-0912_jpg_630x420_q85“Sempre disse que, quando o programa deixasse de ser uma diversão, dez anos depois eu me aposentaria”, anunciou David Letterman, em seu velho estilo meio sério, meio cômico. Foi na noite desta quinta-feira, perante milhões de telespectadores que há anos acompanham o Late Show pela rede americana CBS e suas inúmeras afiliadas (no Brasil, o programa vem sendo exibido pelo canal pago Record News; antes, era do GNT).

Para quem não está familiarizado, pode-se afirmar que a aposentadoria de Letterman – que deve se consumar no ano que vem – equivale nos EUA ao que seria, aqui, a de Jô Soares e seu famoso programa de entrevistas. Letterman, que tem 67 anos, está no ar pela CBS desde 1993, após 11 anos fazendo o mesmo tipo de programa (então chamado Late Night Show) na concorrente NBC. Pelas suas contas, foram quase 6 mil apresentações até hoje, geralmente gravadas à tarde e exibidas à noite, o que provavelmente representa um recorde mundial. Johnny Carson, seu antecessor, manteve-se no ar durante 30 anos (1962-1992); na foto abaixo, os dois juntos, em 1990.

carson-letterman-decoder-blog480Além de ser mais liberal do que Carson, conhecido por seu anticomunismo e apoio ao Partido Republicano, Letterman se transformou num dos homens mais influentes do planeta graças a uma simpatia contagiante. Ao assumir o programa, criou sua “equipe de palco”, composta por uma pequena banda, um garçom que serve bebidas aos convidados e assistentes que volta e meia fazem números cômicos em meio às entrevistas. Pode-se dizer que, nos EUA, ninguém que possa ser definido como “celebridade” deixou de sentar-se no seu famoso sofá, por onde também passaram as brasileiras Fernanda Montenegro e Gisele Bündchen.

Um sofá tão famoso, aliás, que foi copiado em programas de entrevistas no mundo inteiro – no Brasil, entre outros, pelo próprio Jô, que também adaptou aqui a ideia da “equipe de palco”. Mas nem Jô, artista de multitalentos, consegue manter o pique de Letterman: seu programa é “diário”, mas as gravações são semanais. Letterman vai religiosamente todos os dias ao teatro da CBS em Nova York, esquina da Broadway com Rua 53. Sua retirada de cena será um marco na TV mundial.

Vejam aqui o vídeo em que ele anuncia a despedida. Como disse Ruy Castro quando da morte de Tom Jobim, quero ver arrumarem outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *