Durante meses, alimentou-se a polêmica das interferências das redes de celular 4G sobre o sinal de TV digital. Comentamos aqui algumas vezes: as emissoras temem que alguns canais saiam do ar, em certas residências, quando alguém da família fizer ou receber uma chamada via celular. Foram feitos testes, no Brasil, Europa e Japão, confirmando que o risco é concreto. E, no entanto, até agora a Anatel e o Ministério das Comunicações mantinham-se impassíveis: seria “exagero”.

Nesta segunda-feira, um funcionário da Agência abriu o jogo: o problema de fato existe e, pior, não há solução à vista. “Você vai ter que escolher entre assistir TV e falar ao celular”, disse Augustinho Linhares, um dos coordenadores dos testes feitos pela Anatel. O caso mais grave é o das pessoas que utilizam antena interna, cerca de metade das casas que não recebem o sinal via TV por assinatura (o que dá algo em torno de 20 milhões de domicílios). Segundo o site Tela Viva, Linhares minimiza o problema alegando que as antenas internas não são mesmo indicadas para captar TV digital, independentemente da existência ou não de rede celular. Daí, a sugestão: trocar de antena.

Já o superintendente de Regulamentação e Planejamento da Anatel, José Alexandre Bicalho, é mais realista. Claro que a maioria das pessoas não vai trocar de antena, por motivos financeiros. Sua sugestão é que se mande um técnico a cada residência para instalar um filtro no receptor de TV, que eliminaria as interferências. “A recepção (com antena interna) é uma preocupação que a gente tinha desde o começo”, admite Bicalho, sem ficar vermelho!

Então, ficamos combinados assim: quem tiver problema liga para a Anatel e – se conseguir ser atendido – pede a visita de um técnico. Em seguida, começa a rezar, de preferência sentado, para que esse “enviado dos céus” realmente apareça. Enquanto espera, melhor não usar o celular. Pelo menos, não na hora da novela ou do futebol.

2 thoughts on “4G: Anatel entrega o jogo

  1. Trocar a antena não existe. Se entendi direito a pessoa teria que instalar uma antena externa, o que não é trabalho pra qualquer um, e em alguns casos pode inclusive ser bem difícil.

    Quanto ao filtro, fico pensando se é preciso diploma em engenharia de foguete para instalar. Não é simplesmente uma questão de ligá-lo entre a TV e a antena? Não são todos os conectores atuais do mesmo tipo dos cabos RF usandos pela Net? Se alguém souber informe por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *