Já tem um TV 4K? Possui assinatura da Net? Fique ligado, então: você pode ser uma das pessoas escolhidas para assistir, no próximo dia 28, um sábado, à primeira transmissão de televisão em Ultra-HD no Brasil. Será no jogo Colombia x Itália, às 17hs, no Maracanã, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo.

Como assim? Já se sabe quais seleções vão passar da primeira fase da Copa? É mero palpite de torcedor. O jogo será, isso sim, entre o campeão do Grupo C (Colombia, Grecia, Japão ou Costa do Marfim) e o vice do grupo D (Itália, Inglaterra, Uruguai ou Costa Rica). Mas todas as demais informações acima estão confirmadas. Vivo TV e Oi, outras duas operadoras que prometem fazer transmissões da Copa em 4K, não responderam nossas indagações sobre os detalhes.

Como comentamos aqui na semana passada, a programadora Globosat – que através dos canais SporTV fará como sempre uma megacobertura do evento – tem os direitos para exibir os sinais da Copa em 4K, negociados pela Fifa. E os ofereceu às principais operadoras com quem trabalha. O problema é de logística: para receber o sinal, o assinante precisa ter um decoder diferente do atual, equipado com o software HEVC (High Eficiency Video Coding) de compressão digital. Esse codec é o único, por enquanto, que permite carregar todos os detalhes da imagem 4K (3.840 x 2.160 = 8.294.400 pixels) pelas redes atuais.

Segundo a Net, as transmissões em 4K (serão mais dois jogos, além daquele das oitavas) serão feitas via rede de fibra óptica e captadas em alguns pontos selecionados de algumas cidades, onde estarão reunidos convidados da operadora. Para quem quiser recebê-los em casa, naturalmente haverá restrições: a quantidade de decoders ainda é insuficiente para todo mundo. A Net não informou se haverá custo para esses assinantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *