4K Toshiba L8400-580-90A CEA (Consumer Electronics Association) anunciou na semana passada uma lista de normas voluntárias para os fabricantes de TVs Ultra-HD. “Voluntárias”, no caso, significa que são apenas sugestões, não exigências. Mas, de qualquer modo, a entidade – que representa mais de 3 mil empresas, de vários países – promete fazer valer seu poder de, digamos, convencimento. Um comitê de vídeo formado pela CEA chegou à conclusão de que a padronização é imprescindível para que a tecnologia UHD seja o sucesso que a indústria espera.

Basicamente, o documento Ultra High-Definition Display Characteristics V2 (o vol. 1 havia sido apresentado em 2012) lista uma série de recursos e funções que todo televisor 4K fabricado a partir de setembro deverá ter. Inclui itens ligados à fabricação, mas também a ajustes e procedimentos de instalação, que naturalmente cabem a quem adquire o produto. Exemplo: os TVs a partir de agora devem ser compatíveis com o padrão 60P, que identifica a chamada “taxa de quadros” (em inglês, frames per second, ou simplesmente fps). Filmes e vídeos são produzidos e/ou masterizados em 60, 30 ou 24fps; os de 60P são os que exibem melhor imagem; para reproduzir esses sinais, o TV precisa ser equipado com um decodificador HEVC, que está bem explicado neste artigo.

Outras características importantes incluídas no documento da CEA:

*Todo TV 4K deve ter pelo menos uma entrada HDMI com código atualizado de proteção anticópia (HDCP);

*As entradas de vídeo devem ser compatíveis com a colorimetria 2.160p, que garante a máxima fidelidade nas cores (também atualizável);

*O TV precisa ter capacidade de reproduzir também sinal da internet com a resolução original de 3.840 x 2.160 pixels;

*E também ser capaz de receber e reproduzir áudio multicanal;

2 thoughts on “Enfim, um padrão para os TVs 4K

  1. Ainda bem que ainda não comprei minha tv 4K,senão possivelmente estaria com um mico que só reproduz 30 quadros…

  2. Eu já tive o privilégio de ver as imagens do sistema 4k,achei simplesmente maravilhoso,,com a entrada da sony propondo um investimento na produção das midias no formato,podemos dizer que o futuro já está entre nós!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *