netflix_gameover_rentalsNos bastidores do mercado, são cada vez mais fortes os rumores de que a Netflix negocia no Brasil acordos semelhantes aos que obteve com as operadoras americanas de banda larga. Com aval do governo brasileiro, a empresa pretende ampliar sua audiência no país, sabendo que para isso precisará garantir o fluxo estável de seus dados.

Só recapitulando: nos EUA, a Netflix enfrentou sérios problemas no começo do ano, devido a um princípio de boicote; muitos usuários estavam descontentes com as falhas no streaming de vídeos (mais detalhes aqui). Mesmo a contragosto, Reed Hastings, fundador e presidente da empresa, teve que buscar acordos com as principais operadoras, a quem culpava pelas falhas. A solução foi fazer contratos em separado, pagando mais que os usuários, digamos, mortais.

Não se sabe o valor da conta, mas o fato é que os problemas foram resolvidos e, aparentemente, os assinantes não estão reclamando mais. Na prática, a Netflix paga um extra à Comcast e à Verizon, que garantem prioridade no fluxo de seu enorme acervo de conteúdos para streaming; esta semana, mais uma operadora veio se juntar ao clube, a AT&T.

Imagina-se que algo do gênero deva acontecer no Brasil. O único problema é o recém-aprovado Marco Civil da Internet, sempre ele! O texto garante a chamada “neutralidade da rede”, impedindo provedores de dar tratamento diferenciado a seus clientes. Como a lei existe, mas ainda não foi regulamentada (quando será?), o mais provável é que se chegue a um acordo.

As operadoras de banda larga agradecem, pois podem assim aumentar, e muito, seu caixa.

5 thoughts on “Até onde vai a Netflix?

  1. Uma coisa que sempre me intrigou, é O QUE SÃO, de fato, esses acordos… Alguem saberia explicar com certeza?…

    Eu, por exemplo, sempre desconfiei que tudo nao passa de CACHES. O Netflix assina o acordo, e com o dinheiro as operadoras montam um cache em um data center com os filmes mais assistidos do Netflix, e assim quando o cliente vai assistir, a conexao dele “pega” o filme armazenado no cache da operadora, e nao mais diretamente dos servidores do Netflix, “economizando” assim no inter-trafego de internet.

    Se for por aí mesmo, inclusive, isso sequer fere o Marco Civil, porque na verdade nao existe “tratamento diferenciado” algum em relacao ao trafego de dados, mas meramente a Netflix “sustentando” o funcionamento dos caches locais, internos à rede de cada operadora.

    Algo como é o “NOW” da NET.

  2. Pode ser, caro Rubens, mas algum problema deve haver, caso contrário esses acordos não seriam tão secretos, certo? Abs. orlando

  3. E alguém sabe me informar o porque da qualidade da imagem ser tão ruim?O mesmo filme na tv paga fica uma maravilha , e na Netflix fica muito ruim.

  4. UFA!, Finalmente uma explicação lógica da minha reclamação feita à NETFLIX, algumas semanas atrás, sobre a queda da qualidade do tal “streaming”, que de 1080HD caiu, inesperadamente e definitivamente, para 720HD, e a atendente da NETFLIX jurou que o problema era com minha operadora (aqui no meu caso: CTBC/ALGAR TELECOM, banda larga de 20mgb), mas eu não acreditei, achei que poderia ser um problema da NETFLIX ou da minha televisão 65VT50b. Apesar da resolução 720HD (720p) ter uma imagem muito próxima da 1080HD (1080i), eu sempre consegui notar uma certa diferença nos detalhes finos da imagem entre as duas resoluções de “streaming”, o que me deixa “insatisfeito” com o resultado final. Mesmo utilizando o “streaming” via meu BD-Player OPPO BDP-103, que acusa recepção de 1080HD, sinto que a resolução da imagem ainda é de 720p “upsampled” para 1080p. Se esta reportagem é o que eu estou entendendo quem sabe no futuro a NETFLIX, aqui em Uberlândia/MG, consiga resolver o meu problema de qualidade absoluta de imagem que sempre tive antes do “suposto boicote” por parte da CTCB., etc…etc… Por outro lado, eu acho que também o tal “suposto boicote” local pode ser para forçar o incauto e ansioso cliente a “migrar” para um dos seus caríssimos planos que oferecem pacotes que incluem canais de TV-HD, o que eu sempre recuso, por não gostar da idéia de pagar para ver TV com inúmeros comerciais e com “logos” dos canais me distraindo nas laterais do ecrã da minha Plasma…

  5. Paulo, a qualidade de imagem do Netflix é ruim (quando comparado com outras midias, como a tv paga ou um download HD da internet) por conta da taxa de compressao utilizada. Resolucao não é tudo, a taxa de compressão utilizada no video é muito mais importante. Quanto mais compressao (para que o filme fique “menor” e exija menos banda — de satelite, de rede, de internet, do que for), pior a qualidade de imagem.

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