Falando em banda larga, a próxima semana marca a realização de mais uma ABTA 2014, o principal evento da TV por Assinatura no Brasil. E, claro, TV por assinatura e banda larga são quase irmãs hoje em dia, já que a maioria dos assinantes quer ter acesso aos dois serviços e as principais operadoras oferecem ambos. Nos dias 5, 6 e 7, teremos uma vasta programação de palestras e debates, além de uma exposição onde operadoras, programadoras, produtoras e fornecedoras de equipamentos devem demonstrar o que há de novo nesse campo.

Segundo a Anatel, o mês de junho fechou com 23,224 milhões de acessos de banda larga fixa e 19,968 milhões de domicílios com TV paga. Isso dá quase 12% de crescimento em um ano, o que é mais do que apreciável considerando a situação econômica do país. Diz o site Tela Viva, bíblia no assunto, que as novas tecnologias estão puxando a demanda pela banda larga. Cerca de 57% das conexões ainda são do tipo xDSL (via cabo de rede), mas vêm crescendo as modalidades de cabo (30%) e fibra óptica (4%), sem falar na rápida adoção da banda larga sem fio. Só em junho, foram 55 mil novos acessos via LTE (4G).

Tudo isso certamente será dissecado pelos participantes da ABTA 2014, entre eles vários especialistas internacionais. Eis aqui alguns temas programados: produtos e serviços para o consumidor digital; casamento da TV paga com a mobilidade; mudanças de comportamento dos consumidores; impacto da entrega de conteúdos sob demanda; oferta de conteúdos em Ultra-HD via redes IP; e como o mercado irá evoluir dentro do conceito de “casa conectada” (veja aqui a programação completa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *