Ainda sobre o assunto do post anterior: a maioria dos estudos atuais sobre pirataria no mundo aponta na direção do DTH (Direct-to-Home), nome técnico do sistema de TV via satélite. No Brasil, as principais operadoras dessa modalidade são Sky, Claro TV e OiTV (a Vivo tem atuação pequena). A explicação é de que é mais fácil captar o sinal que viaja pelo ar (e não via cabo), digitalizá-lo e retransmitir aos interessados.

Evidentemente, é caso de polícia. Mas as investigações são discretas, sem muito alarde. Só que o problema pode ganhar contornos mais amplos, com uma denúncia feita ontem na ABTA 2014, por Rodrigo Schuch, diretor da Algar, operadora com sede em Minas Gerais. Sem meias palavras, ela acusou diretamente a concorrente Sky de praticar a chamada “pirataria branca”: o instalador coloca um ponto de recepção na casa do assinante e dali redistribui o sinal para os vizinhos; o custo da mensalidade é então rateado entre as famílias.

Que se saiba, é a primeira vez que uma operadora é acusada nominalmente pelo crime de pirataria. Na verdade, essas denúncias já vêm sendo feitas informalmente no mercado há pelo menos dois anos. Em 2013, a Sky chegou a ser punida pela Anatel por “inflar” seus números de assinantes – o caso, que comentamos aqui, chegou a ser investigado pela DirecTV, dos EUA, proprietária da empresa.

Segundo Schuch, há em Minas casos em que um receptor da Sky é ligado à rede de banda larga da própria Algar (oficialmente a Sky não presta esse tipo de serviço na região). “Eles ligam na nossa rede para fazer as atualizações, e ainda reclamam quando a banda cai”, contou o executivo, inconformado.

A Sky, quando procurada, nunca se manifestou a respeito. E, na prática, não há muito que se possa fazer – a não ser que a polícia localize os domicílios e obtenha autorização judicial para invadi-los e destruir os “gatos”.

3 thoughts on “Operadora é acusada de “gatonet”

  1. Não entendi o espanto, todo mundo sabe que existe isso a trocentos séculos.
    Quem conhece aqueles plano da Sky com 4, 6 receptores sabe bem o que fazem os clientes.
    O espanto é que é de espantar…

  2. Muito simples. Baixem os preços das mensalidades que os gatos param, e, as operadoras vão faturar mais.

  3. concordo plenamente com ANDREA se baixar os valores a gatonet acaba é muito caro pra se ter uma ideia um canal como o combate custa 60;00 reais o PFC 79,90 é um absurdoeu sou assinante de uma tv e eu liguei para pedir mais um ponto pra coloca na casa de meu irmão a atendente falou que não podia porque eu já tinha 5 mais quando mandei cancelar ela me deu o 6° eu falei { VOÇÊ SABE QUE NÃO É PRA COLOCA EM MINHA CASA É NA CASA DE MEU IRMÃO ELA RESPONDEU SENHOR A OPERADORA SABE QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE UM ASSINANTE TER 4 5 OU 6 PONTOS NA MESMA CASA A OPERADORA QUER É RECEBE E TER O CLIENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *