Nesta segunda-feira, foi aberta em São Paulo a 5a. edição da Expo PredialTec, que até quarta irá mostrar o que há de mais recente em automação residencial e predial. Este ano, quatro marcas de prestígio em áudio também estão presentes: a inglesa KEF, que faz sua reestreia no Brasil; a dinamarquesa Avance, distribuída pela gaúcha Facsom; a canadense PSB, através da catarinense Chiave; e a americana PolkAudio, uma das atrações no estande da Disac. Chamo a atenção dos interessados, porque aos poucos o evento dedicado à automação parece se transformar num bom palco também para produtos de áudio. Vamos ver qual será a reação dos visitantes, que basicamente são integradores de sistemas eletrônicos.

No mesmo local da feira, mas apenas pela manhã, acontece a 12a. edição do Congresso HABITAR, da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), que entre outros temas interessantes tem programada para esta quarta-feira uma sessão sobre Internet das Coisas. Pode parecer futurista, mas o fato é que aos poucos os aparelhos estão se integrando e aprendendo a “conversar” entre si. Troquei ideias sobre o tema com Mark Walters, chairman da Z-Wave Alliance, que será um dos palestrantes, e ele revelou que a maioria das empresas integrantes do consórcio – entre elas gigantes como AT&T, G&E, Honeywell, LG, Bosch, NEC, Somfy, D-Link, Hunter Douglas e Verizon – já estão plenamente envolvidas com essa tecnologia.

Internet das Coisas (ou IoT, da sigla em inglês) foi o nome que se deu ao conceito de interoperabilidade, ou seja, a capacidade dos equipamentos se comunicarem entre si através de sensores padronizados. Walters acha que, no máximo daqui a três anos, isso já será realidade não apenas em nossas casas e escritórios, mas também em hotéis, hospitais e até nos carros. “Será um mercado de bilhões, pode apostar”, garante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *