Depois dos eventos de TV por assinatura (ABTA) e automação (Expo Predial Tec), agosto nos reserva mais um grande encontro de tecnologia em São Paulo. Será nos dias 24 a 27 a primeira edição da SET Expo, que acontece simultaneamente ao 25° Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão). Serão mais de 300 expositores, entre emissoras, produtoras, provedores de conteúdo online e fabricantes de equipamentos e acessórios.

De olho nas mudanças de comportamento do telespectador, a SET – que até o ano passado apoiava a feira Broadcast & Cable – quer aproveitar a mudança para marcar uma nova etapa na evolução desse mercado. O evento agora será num local melhor e de acesso mais fácil (o Expo Center Norte), com foco na convergência de mídias e de telas. “Queremos ir além das tradicionais fronteiras da radiodifusão”, diz o diretor de marketing da entidade, Claudio Younis, referindo-se à distribuição de conteúdos em multiplataformas. “Expositores e congressistas vão debater as novas oportunidades que se abrem, por exemplo, com o uso dos dispositivos móveis para acessar conteúdos de televisão.”

Um estudo recente da IABM (International Association of Broadcasting Manufacturers), que reúne fabricantes de equipamentos para rádio e TV, mostrou a maior parte dos investimentos do setor, hoje, está focada no gerenciamento e na distribuição dos conteúdos em formato digital, inclusive pela internet. As grandes emissoras do mundo, e também no Brasil, já estão trabalhando nessa direção.

Outro tema que irá mobilizar os debates e as demonstrações na SET Expo é o Ultra-HD. Está programada uma demo do sistema de transmissão 8K, em parceria com a NHK do Japão (mais detalhes aqui), e várias das palestras tratarão do tema em seus inúmeros aspectos (captação, produção, distribuição, armazenamento, recepção etc). E estarão presentes empresas de países como Alemanha, Japão, Israel, Grã-Bretanha, Índia, Itália e EUA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *