2014 shootout 3 expertsJá virou tradição: todo ano, sempre no mês de agosto, a Value Electronics, conhecida loja de Nova York, promove o HDTV Shootout, uma espécie de competição aberta entre as principais marcas de TV. Além dos clientes, são convidados jornalistas, técnicos, consultores, enfim, uma “seleção” de formadores de opinião. São instalados os top de linha de cada fabricante numa grande sala com baixa luminosidade, onde as pessoas vão passando ao longo de um fim de semana inteiro. Ao final, os visitantes votam, por escrito, em seus preferidos.

Este ano, deixou de ser um evento restrito a HDTVs, passando a incluir modelos Ultra-HD. Robert Zohn, dono da Value, decidiu montar uma espécie de “júri oficial”, composto por alguns dos maiores especialistas americanos. Eles votaram à parte, mas foram encarregados de fazer os ajustes finais nos aparelhos, antes que o público entrasse em cena.

Outra novidade, lembrada pelo site Electronic House, que cobriu o evento, foi que, pela primeira vez, todos sabiam que os TVs de plasma não existem mais; um deles (da Samsung) até foi incluído na disputa, mas agora não foi mais unanimidade como nos anos anteriores.

Mesmo assim, acreditem, quase deu empate: o plasma Samsung mod. PN64F8500, de 64″, lançado em 2013, perdeu por pouco do OLED LG 55EC9300, de 55″, que acaba de chegar ao mercado. Na votação do “júri”, ganhou o OLED Samsung KN55S9, também de 55″. Os dois OLEDs são de tela curva, o que sugere que esse design tem mesmo forte apelo junto aos experts.

Mas o fato mais marcante do evento foi que esses três vencedores são Full-HD, deixando para trás, portanto, os cinco modelos 4K incluídos na comparação (é bom lembrar que todas as imagens utilizadas eram 1080p, ou seja, os TVs UHD tiveram que funcionar no modo upconversion).

Bem, reproduzo abaixo o quadro final com as pontuações de cada aparelho. Se alguém quer saber por que não havia outros modelos na disputa, a explicação é simples: o espaço na loja é limitado; foi o próprio Zohn quem fez a pré-seleção, baseado em sua longa experiência como vendedor (e avaliador) de TVs.

Aliás, na soma geral de pontos, havia mesmo dado empate. Mas Zohn tomou a liberdade de “desempatar” a favor do OLED LG. Seu argumento: foi o que se saiu melhor nos itens mais importantes da avaliação (nível de preto e contraste). TV shootout

5 thoughts on “TVs 4K e Full-HD, comparados lado a lado

  1. Surpreendente!A resolução dinâmica(que é o ítem que considero primordial)é melhor na plasma até do que nas OLEDs,bem como a gama de cores.

    O nível de preto é bastante próximo das oleds,o que já é uma referencia positiva.

    Ressalte-se que no computo geral,a plasma ficou em segundo lugar, à frente da OLED da Samsung(que é muito mais cara).

    Isso só reforça a idéia que o fim das plasmas está atrelado ao seu custo de produção e a má divulgação pelos departamentos de marketing(provavelmente intencional para levar ao desfecho que tivemos).

    Que pena mas pelo menos estou tranquilo por alguns anos com minhas Panasonic 65VT50 e 65VT60 pois me pareceu por essa matéria que as OLEDs não são tudo isso que se apregoa…

  2. Voltando novamente,achei decepcionante a resolução dinâmica dos OLEDS,são painéis lentos como os LCDs e nada próximo do que eu imaginava,ainda mais rápidos que as plasmas.

    Tenho analisado nas lojas(em condições inadequadas) as tvs curvas de OLED da LG e realmente achei a resolução dinâmica fraca mas achei que era por falta de algum ajuste.Agora vejo pela matéria que não é isso:nesse quesito são mesmo decepcionantes…

  3. Confirmo as palavras do Rubens Pires, e assino embaixo. Eu também, possuidor de uma fabulosa 65VT50b, sempre defendi a qualidadle absoluta da imagem das Plasmas TOP, incluso a atual segundo lugar 64F8500 (em termos…), isto porque não colocaram no pleito a fabulosa 65VT60b. Porém, eles não deveriam ter colocado mídias com fontes 1080p para todos os modelos, mas sim 2160p para as 4K e 1080p para as demais, para que o julgamento ficasse mais justo, visto que na definição dos detalhes finos da imagem nada se compara com uma boa TV 4K, infelizmente ainda LCD/Leds porque OLEDs 4K ainda não estão sendo amplamente comercializadas. De qualquer forma a “morte” prematura das Plasmas deveu-se por 3 motivos: Problemas de retenção de imagem, brilho muito comportado, e “marketing” tendencioso a favor das LCD/Leds baseado no seu brilho excessivo versus custo de produção mais em conta. Mesmo nas 4K de LCD/Leds eu acho que a imagem de pessoas ainda lembram “massinhas” de desenho animado, sem a beleza natural que se vê nas falecidas Plasmas.

  4. Rubens Pires e Walter Carneiro,

    Em duas coisas vocês acertaram em cheio: a retenção de imagem (que nunca foi plenamente resolvido, até o final dos dias das plasmas) pesou, mas a falta de brilho das plasmas, com aquelas imagens absurdamente escurecidas, foi um fator decisivo para a rejeição dos televisores de plasma por boa parte dos consumidores (entre os quais eu me incluo).

    Tanto que, no meu caso, não é por falta de informação, eu leio sites especializados no Brasil e no exterior, eu acompanho de perto o assunto televisao. E simplesmente não gosto de imagem escura e ponto final. Muito menos aceito transformar uma sala em batcaverna escura meramente para assistir televisao. Acho essa ideia ridicula. Eu assisto televisao à luz do meio dia, ou à noite, com todas as luzes acesas. Quero um aparelho com imagens iluminadas. Por isso rejeito o plasma. Penso que quem gosta de plasma é porque gosta tambem daquelas imagens igualmente escurecidas de sala de cinema com retroprojetor, do inicio do seculo passado… Eu nao gosto.

    Era isso que eu queria dizer: nao coloquem so a culpa em marketing, existe o gosto do publico que compra tambem.

  5. Só tenho a lamentar o encerramento da produção das TVs de Plasma por conta de um marketing ganancioso e tendencioso pelos LCDs. Como mostrado no comparativo, a Plasma Samsung no custo frente as concorrentes apresentadas nessa avaliação, para o consumidor, é a melhor. Mesmo que durante a produção ela seja mais alto no custo frente as LCDs, mas na venda ao cliente comum, ela leva uma grande vantagem em relação a qualidade insuperável na reprodução das imagens. Quanto a OLED, apesar de eu ser tão fã dessas TVs, dificilmente, em médio prazo, elas serão viáveis com a menor perda de telas durante a fabricação. Confesso que a OLED seja a substitua natural da Plasma por conta da capacidade de o pixel gerar sua própria luz.
    Sou proprietário de uma Plasma Panasonic de 2008, um PV80. Apesar da idade, ela continua com sua bela imagem intacta e sem ter apresentzdo problema algum durante esses anos de uso. Possuí um LCD Sony Bravia de 2010 e a mesma simplesmente durou apenas 3 anos e meio, graças a má qualidade do display que praticamente “desmanchou-se” ao apresentar bolhas e grandes manchas na tela. Como era usada na sala, ma substituí por uma smart 3D da LG. Minha Plasma uso em meu quarto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *