foto-abertura

 

 

Começou neste domingo o 25° Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que acontece simultaneamente à SET Expo, principal feira de equipamentos para rádio e televisão do país. O setor vive um momento delicado, em meio à competição com as chamadas “novas mídias” (hoje já não tão novas…) e à disputa política com as operadoras de telefonia.

Os temas do Congresso não poderiam ser mais atuais: switch-off da TV analógica, distribuição de conteúdos da TV via internet, mudança de hábitos dos telespectadores, segunda tela, desafios para as transmissões em 4K e 8K, a polêmica convivência da TV Digital com as redes de celular 4G… tudo isso em 44 sessões, que acontecem simultaneamente em quatro auditórios, com a participação de aproximadamente 220 especialistas de vários países. A Revista da SET traz em seu site uma cobertura volumosa sobre o evento, e a programação oficial – com dias e horários – pode ser encontrada aqui.

Já a SET Expo procura ser uma espécie de “NAB brasileira”, referência à convenção da National Broadcasters Association, que acontece em Las Vegas sempre no mês de abril. É um festival de novas tecnologias, com a participação dos maiores fabricantes mundiais. Este ano, por exemplo, destacam-se as novas linhas de câmeras 4K da Sony e da Panasonic. As duas empresas, assim como Epson, Hitachi e outras, exibem também sua nova geração de projetores.

Três países (Alemanha, Japão e Inglaterra) têm espaços próprios na SET Expo, reunindo empresas de ponta em tecnologia de televisão; há ainda expositores vindos de Israel, Índia, EUA, França, Suécia e Itália. Os japoneses, particularmente, estão dando show com a emissora estatal NHK, que trouxe equipamentos para uma demo de transmissão ao vivo em 8K.

Enfim, um evento imperdível para quem se liga em novas tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *