projetor laserQue o laser é a solução mais eficaz para se obter imagens brilhantes, já se sabe há anos. Nenhuma outra fonte de luz o supera em termos de intensidade e durabilidade. Os leds também são ótimos, infinitamente melhores que as lâmpadas tradicionais, incandescentes ou de tungstênio. Mas não atingem a luminosidade de um feixe de laser. Não é por outro motivo que alguns fabricantes têm lançado projetores com bloco óptico híbrido – laser+LED. Parece ser o futuro nesse campo.

Aqui na IFA, quase tropecei numa sala nada atrativa (pelo visto, ninguém queria entrar lá…) onde estava em demonstração o primeiro projetor de uso residencial que utiliza laser (só laser) como fonte de luz para projeções a curta distância. Praticamente colado na tela (vejam na foto), e numa sala com paredes totalmente brancas, afetadas pela intensa luminosidade do ambiente, o bichinho conseguia imagens até que razoáveis. A façanha é da empresa chinesa Hisense, sobre a qual já falamos aqui. Trata-se de um protótipo, exibido mais com a intenção de mostrar domínio sobre essa tecnologia.

Registramos o produto em vídeo (vejam aqui), em que ficou claro que, a ser realmente utilizado na fabricação de projetores, o laser ainda tem um longo caminho a percorrer. Lembram-se dos TVs a laser Mitsubishi, que tiveram vida tão curta? Pois é, apesar da praticidade (obtêm-se imagens de até 100 polegadas num mínimo de espaço), o produto da Hisense confirmou o que já imaginávamos: as imagens ficam lavadas e o ângulo de visão lateral é terrível!!!

Tomara que na próxima IFA eles tragam um protótipo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *