Aquos 8KTermina neste sábado em Chiba, na região metropolitana de Tóquio, a edição 2014 da CEATEC (Combined Exhibition of Advanced Tecnhologies), principal feira de tecnologia do Japão. Pelo que se sabe, infelizmente o evento este ano aconteceu numa atmosfera mais fria do que de costume, devido à recessão que ainda se abate sobre o país. A ausência de marcas importantes – como Sony e Hitachi, que pela primeira vez deixaram de participar – reduziu bastante o interesse, pelo menos para aqueles mais ligados ao segmento de displays. Em compensação, foi mais um show de tecnologia avançada, especialmente nas áreas de robótica e microcomponentes.

android toshiba

 

Destaco aqui o protótipo do TV 8K da Sharp (acima), desenvolvido em parceria com a NHK, emissora japonesa que, como se sabe, lidera os estudos para implantação desse padrão de transmissão. O aparelho, de 85 polegadas, foi uma das atrações da CEATEC, ao lado dos carros elétricos e dos variados tipos de robôs que a indústria japonesa domina com folga. Este vídeo, por exemplo, mostra a “mulher andróide”, como está sendo chamada a boneca da Toshiba (foto ao lado) que tem o tamanho de uma mulher adulta – longe de ser um brinquedo, está sendo preparada para assistir pessoas doentes ou com necessidades especiais.

Mesmo com a crise, que este ano começou a dar sinais menos negativos, o Japão continua sendo imbatível nessas tecnologias de ponta. Mas não é de graça. O próprio governo local ajudou a bancar a CEATEC e está cofinanciando as pesquisas na área de TV 8K, sem falar em energias renováveis, reciclagem e uma série de outros setores. Seu raciocínio é claro: foi a tecnologia que levou o Japão a ser uma potência mundial, e é ela mesma que irá ajudá-lo a sair do baque financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *