LG plasmaApós uma reunião de sua diretoria nesta terça-feira, em Seul, a LG Electronics anunciou oficialmente que não irá mais produzir TVs de plasma. Dos grandes fabricantes, era a única que restava; Panasonic e Samsung já tinham abandonado essa tecnologia meses atrás. Segundo o site coreano ET News, apenas a chinesa Changhong continua no segmento, mas produzindo para o mercado local.

Em seu comunicado, a LG alega duas coisas: a demanda vem caindo (o que já se sabe há tempos) e o grupo decidiu concentrar seus investimentos em LCD e OLED. Analistas de mercado disseram ao site que também influíram na decisão as dificuldades para produzir plasmas com resolução 4K. Embora sejam considerados tecnicamente superiores aos LCDs, em qualidade de imagem, esses TVs são conhecidos também pelo superaquecimento, problema que se agrava com processadores mais potentes (necessários em 4K).

Enfim, é mais um motivo para quem possui um TV de plasma cuidar bem dele e aproveitá-lo ao máximo. Lançada comercialmente em 1995, não deixa de ser curioso lembrar que essa é mais uma tecnologia derrotada pelas forças de mercado. De pouco valeu o fato de ser tão elogiada por especialistas; o público preferiu outro caminho.

9 thoughts on “Plasma: agora é o fim, mesmo!

  1. Lamentável! Tenho uma Plasma de 2008 e pensava substituí-la por uma Plasma mais moderna nos próximos anos. Pelo visto, como ela está funcionando perfeitamente, esperarei que as OLEDs baixem mais o preço para eu ir com esses displays.
    As “Leds” são apenas comerciais. Tenho uma também e não se equipara a qualidade da minha Plasma. Mesmo sendo esta da LG 3D e Smart.

  2. O FIM DO PLASMA é retirar do mercado a melhor qualidade de imagem do Mundo !!

    Infelizmente é de lamentar o fim do Plasma ,como já fez , primeiro a panasonic , depois a Samsung e agora a LG ,mas como mostra a matéria acima para se ter o plasma em 4k , seria exigido processadores mais potentes e com isso teria um superaquecimento , sendo assim não viavel a tecnologia em 4k .
    Fui um previlegiado pois consegui adquirir recentemente , o plasma VT60 65″ da panasonic e esse televisor realmente como diz acima será muito bem cuidado e aproveitado , e o considero uma reliquia sem falar em que se trata de um baita televisor e eleita uma das melhores do mundo em qualidade de imagem na Feira da CES !! No futuro meu objetivo agora será uma OLED 4k ,acima de 72 polegadas ,mas esse plasma VT60 não irei desfazer não !!
    TENHO SOMENTE A AGRADEÇER A PANASONIC ,pois sou um previlegiado ; meu primeito TV digital , foi o plasma PZ800 58″ e agora tenho na minha sala de home o plasma VT60 . Se seguir o exemplo como fez com a tecnologia Plasma , eleita sempre como os melhores televisores em qualidade de imagem do mundo ,o mesmo com a tecnologia OLED , lhe darei também preferencia na hora da compra .
    Senhor Orlando Barroso , se eu estiver errado pode me corrigir a final não sou um profissional em tecnologia como o amigo !!!
    Lembrando aos amigos do Blog , que é apenas uma opinião minha e concordar ou não é o direito de cada um , sabendo apenas repeitar um ao outro .
    Abraços a todos .

  3. O povo como massa pensante,comumente toma decisões inxplicáveis e pouco inteligentes e isso é visto notadamente neste artigo e,pior,no resultado das eleições.

    Parece que milhões de cabeças pensam pior do que uma…

    Minha Pana 65vt60 está uma maravilha enquanto minha 65vt50 está guardadinha na caixa, como um estepe de carro,pronta para entrar em ação caso haja necessidade…

  4. Tenho dois TVs de Plasma da Panasonic (TH-50PZ80LB+6 anos e a fabulosa 65VT50b), ambas funcionando muito bem, até agora, com imagens de parar o fôlego de tão bonitas que são. Qualidade absoluta de imagem com milhas de distância das LCD/Leds, perdendo apenas na definição fina da imagem, quando vistas bem de perto, para as atuais 4K do mesmo tamanho. Lamento que a LG, justo agora que conseguiram produzir Plasmas de alta qualidade, vão deixar de fabricá-las, tudo porque ela também não quis investir no marketing agressivo que é exclusivo para as populares das LCD/Leds. Um meu amigo comprou uma LCD/Leds FullHD da Panasonic, apesar de eu ter insistido com ele durante quase dois anos para comprar uma Plasma FullHD, que substituiria sua Plasma Samsung HD, com defeito precoce. A última notícia dele é que percebeu que a imagem da sua LCD/Leds parece com “novela” (soap opera). Agora é tarde… Só vou comprar uma TV 4K do tipo OLED, de 75″>, quando o seu preço for civilizado.

  5. Prezados Rubens Pires, e o Walter acima. Ambos estão certos. O Plasma TV já alcançou o máximo de sua magnitude tecnológica, não havendo mais espaço para melhorias na qualidade da imagem sem comprometer outros requisitos do sistema como um todo. Rubens, parodiando “Se Eu Fosse Você…! eu usaria primeiro a fabulosa 65VT50b, que tem uma qualidade de imagem muitíssimo próxima da excepcional 65VT60b, para no futuro, quando a sua estepe 65VT50b pifar de vez, voltaria a utilizar a melhor imagem do mundo na 65VT60b. Pense nisso. Agora, quanto ao resultado das eleições não fique indignado à toa que faz mal para o estômago, porque caso o outro ganhasse “elle” teria que governar com o “auxílio” do PT e seus aliado, o que daria no mesmo, seria como trocar 6 por meia dúzia… agravado pelo fato de que “elle” não fez bem o “dever” de casa quando governou o meu Estado das Minas Gerais. Deixando essa asnice de lado, o bom mesmo será quando nós, fanáticos pela perfeição da imagem artificial, podermos agarrar com a mesma paixão uma excelente TV OLED acima das 70″ num futuro, infelizmente não muito próximo… di$tante me$mo…

  6. Olá Walter .

    Sim concordo contigo o fim do plasma já chegou , apenas falamos do plasma da panasonic pois em especial pra mim, sempre foi uma referencia em qualidade de imagem !!
    Tenho comigo a VT60 de 65″ e cabe a mim a agradeçer a panasonic por me ofereçer este baita televisor com um contraste invejavel ou seja qualidade de imagem em que nunca encontrei em outra tv seja qual for a tecnologia ou marca .
    No futuro também penso em ter uma OLED de 72 polegadas acima , e se a panasonic continuar provando atraves de juri popular e de profissionais , a exemplo do que foi nos plasmas , em que suas OLEDs são as líderes em qualidade de imagem , lhe darei prioridade . Sempre procuro o televisor que me ofereça o melhor em qualidade de imagem !!
    Abraço a você Walter e tambem ao Rubens .

  7. Amigo Walter A. Carneiro:inicialmente pensava guardar a 65VT60 e continuar usando a VT50 mas como esta última já teve vencido seuprazo de garantia achei por bem usar e abusar da VT60 enquanto esta ainda está garantida pois se algum defeito surgir,aciono a Panasonic…
    Semana passada fui assistir ao filme”Interestelar” e resolvi prestar atenção à imagem do cinema:o únco diferencial é a imagem em tamanho descomunal mas peca na velocidade das cenas rápidas,o chamado judder é bastante presente e uma coisa que me incomodava bastante nos antigos “telões” CRT era a falta de convergência das cores.Talvez por ser projetor LCD se veja a coluna de pixels mas existe um halo discreto e vermelho nas cenas com áreas brancas e nas legendas(só quem prestar atenção vai notar)
    Falei tudo isso só para relatar que a imagem da plasma 65VT60 é MUITO MELHOR que a do cinema,principalmente na fluidez das imagens e no brilho.
    Pena mesmo que foi descontinuada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *