orange_register.750Com o avanço das novas mídias, há tempos deixou de ser novidade saber que um jornal ou revista fechou – ou interrompeu sua circulação impressa, mantendo apenas a versão online. Já aconteceu com grandes publicações, brasileiras e estrangeiras, e parece que ninguém mais estranha. Curioso é ver como certos jornais lidam com a própria sobrevivência.

O californiano Orange County Register, por exemplo, decidiu que seus funcionários, jornalistas inclusive, precisavam gastar mais sola de sapato, como descreveu o todo-poderoso (e por enquanto preservado) New York Times. Para cortar custos, a direção do Register convocou até os repórteres ao trabalho de entregar os jornais aos assinantes; além de fazer suas entrevistas, alguns agora passam parte do dia atendendo a ligações de leitores que não receberam seus exemplares. A empresa até oferece bônus em dinheiro e brindes a quem entrega maior quantidade de jornais, mas garante que ninguém é forçado a isso.

Richard Mirman, diretor do jornal, enviou recentemente um email a todos agradecendo seus esforços (alguns acordam às 2hs da manhã, para garantir a entrega no horário determinado). Em outra mensagem, comunicou pessoalmente a situação aos assinantes. Uma ex-colunista do Register, ouvida pelo Times, disse que seus colegas estão sofrendo muito com a situação. “Todo mundo se emprenha para produzir um jornal de boa qualidade. Agora, para que a versão impressa sobreviva, o mais importante é que ela seja entregue aos leitores”.

Se é que serve de consolo, vale a pena registrar que a notícia e seus desdobramentos estão sendo publicados (ainda) pelo próprio jornal. Mas até quando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *