Embora a Net continue sendo a maior operadora de TV por assinatura do país, com mais de metade dos domicílios atendidos, foi a Sky que mais cresceu este ano, em percentual de faturamento, segundo a Anatel. E isso tem uma explicação: a operadora pertencente à americana DirecTV decidiu focar nos usuários de renda mais alta. Os dados, que estão num estudo da consultoria Teleco baseado nas estatísticas da Anatel, foram confirmados pelo presidente da Sky, Luiz Eduardo Baptista, há cerca de duas semanas, numa entrevista ao jornalista Samuel Possebon, do site Tela Viva.

O crescimento da Sky – que teve uma fase conturbada em 2013, quando chegou a merecer uma auditoria da DirecTV, após denúncias de manipulação na venda de assinaturas – pode ser maior em 2015, caso seja aprovada a compra da DirecTV pela AT&T, gigante americana das telecomunicações. Ainda não está claro o que os novos donos irão fazer no Brasil, mas já houve declarações de que sua ideia é competir de maneira mais forte no segmento de banda larga; hoje, a Sky presta esse serviço apenas em algumas localidades, usando a tecnologia TD-LTE (4G) na frequência de 2,5GHz.

Em TV paga, segundo Baptista, a Sky teve que mudar sua estratégia devido ao problema da inadimplência, chegando a recusar nada menos do que 1,2 milhão de assinantes este ano. As outras grandes operadoras não admitem que a questão é grave, consequência – talvez – do furor com que muitos consumidores adquiriram pacotes no período 2009-2012, quando a economia do país ia melhor. Mas o presidente da Sky acha que existe até uma “bolha” de 2,3 milhões de usuários inadimplentes no mercado como um todo – não declarados por suas concorrentes (para ver números atualizados sobre esse mercado, clique aqui; veja também as novidades do setor de TV por assinatura em nosso hot site).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *