ajustes 2Vários leitores têm questionado sobre os TVs 4K que foram lançados no Brasil há cerca de dois anos. A dúvida mais comum está na capacidade de receber sinais da internet em 4K, como é o caso da Netflix. Depois de conversar com alguns fabricantes e verificar a literatura a respeito (o assunto ainda é muito recente), vamos tentar esclarecer.

Os primeiros TVs UHD, lançados no final de 2012, utilizavam o padrão de compressão H.264, também conhecido como MPEG4. Os modelos que chegaram a partir do final de 2013 já trazem o padrão H.265, ou HEVC (High-Efficiency Video Coding), bem mais avançado. A diferença está na velocidade de transmissão de dados sem perda: HEVC é 50% mais eficiente. Só com essa compressão é possível captar sinais 4K vindos, por exemplo, da TV a cabo – como aconteceu durante a Copa do Mundo, quando a Globosat (SporTV), transmitiu alguns jogos.

O mesmo vale para os sinais 4K disponíveis na internet: sem o codec HEVC, é impossível. É assim também com os media players UHD já lançados no Exterior, como o da Sony, e deverá acontecer também com os futuros players Blu-ray 4K. Como se sabe, ainda não é possível transmitir em 4K via TV aberta.

O problema é que isso tudo não foi devidamente explicado aos consumidores. Os fabricantes – e, é bom reconhecer, grande parte da mídia – ressaltaram as qualidades da Ultra-alta Definição, mas não deixaram claro que nem todos os TVs 4K são iguais. Pois é, quem comprou um dos primeiros modelos lançados no Brasil (das marcas LG, Samsung e Sony) veio a descobrir mais tarde que esses aparelhos não reproduzem Netflix em 4K, por exemplo. Para isso, há necessidade de uma atualização de firmware, alterando inclusive o conector HDMI dos TVs para a versão 2.0.

A LG – que lançou o modelo LA9650, em 55″ e 65″ – e a Samsung – com a linha F9000, nos mesmos tamanhos – anunciaram as atualizações para alguns países, mas não para o Brasil; a LG nos informou que “está estudando” o assunto. Já a Sony disse ter atualizado seus modelos 2013 para HDMI 2.0, embora com limitações (vejam aqui o teste que fizemos). Testamos também o modelo LG de 79″, já da “nova geração”, com codec HEVC 60P via HDMI 2.0, sobre os quais falaremos nos próximos dias.

87 thoughts on “TV 4K: é ou não é?

  1. Sim, Mauricio, seria melhor. Como não testamos, fica difícil falar. Mas, com a 8500 você já evita esse aborrecimento. Abs. Orlando

  2. Olá, não Maurício e Orlando o modelo ub8500 tem painel 60hz, portanto não possui compensação de movimentos (ex:arrasto, borrões,dose etc…) já a la9650 foi atualizada possivelmente da 8500 mas seu painel e 240hz (120hz para alguns) e portanto imagens perfeitas mesmo em cenas de velocidade e futebol.

  3. Obrigado Marcos, melhor eu comprar a 9650 então acho que essas que estão sendo vendidas agora já estão prontas para o 4k nativo, desde já, agradeço por todos os esclarecimentos.
    Abs.
    Mauricio

  4. Seu orlando a ub 8500 55 tem 120hz porém a imagem da la9650 é bem superior pelo fato de ter 240hz

  5. Prezado Orlando Barroso. Tenho uma TV LG LA 9700 4K, pesquisando sobre o a capacidade de receber sinais da internet em 4K encontrei este artigo. Consulta feita no site crutchfield.com.

    HDCP de proteção de cópia e 2.2 4K Ultra HD TV

    O que você precisa saber se você está comprando um receptor de TV ou de cinema em casa

    Por Steve Kindig

    Se você estiver no mercado para um 4K Ultra High Definition TV, você pode ter executado através de referências a “HDCP 2.2.” Dispositivos que suportam HDCP 2.2 são mais propensos a ser compatíveis com o conteúdo 4K atual e futuro, por isso vale a pena tomar alguns minutos para entendê-lo.
    HDCP meios de alta largura de banda Digital Content Protection, uma tecnologia de prevenção de cópia que tem sido usada em conexões HDMI há mais de dez anos. A versão 2.2 é a mais recente, concebido especificamente para impedir a cópia ilegal de conteúdo 4K Ultra HD. Como nas versões anteriores, HDCP 2.2 cria uma conexão segura entre uma fonte e exibição através de um “aperto de mão digital”.
    Lotes de 4K TVs 4K e media players foram vendidos desde os primeiros modelos chegaram em meados de 2013, e muitos desses produtos – especialmente a partir de 2013 – Apoio falta para HDCP 2.2. Pior, esses produtos não podem ser atualizados porque HDCP 2.2 requer uma atualização de “hardware” – não é algo que você pode consertar com uma atualização de firmware.
    Com a popularidade de 4k TVs, você poderá ver cargas de novas 4K componentes de origem nos próximos anos: os jogadores 4K Blu-ray e players de mídia com certeza, e receptores de satélite e TV a cabo, eventualmente, 4K-capazes, também. Cada um desses componentes terão HDCP 2.2 prevenção de cópia. Se você tentar se conectar um deles a uma TV 4K que não suporta HDCP 2.2, você não vai ver uma imagem 4K. Essa é a triste verdade se o conteúdo é transmitido ou baixados da web, ou reproduzido a partir de um disco.
    Não há elos fracos permitidos na cadeia de sinal
    A questão HDCP 2.2 não se aplica apenas para TVs Ultra Definição e fontes de vídeo de alta – isso afeta quaisquer outros componentes da cadeia de sinal. Se você executar a sua ligação HDMI através de um receptor de home theater ou barra de som, ele precisa ser compatível com HDCP 2.2, também. Qualquer dispositivo na cadeia que impede o aperto de mão digital de HDCP de acontecer vai impedir que você veja uma imagem 4K.
    HDCP 2.2 e HDMI 2.0
    Quando você lê sobre 4K TVs, muitas vezes você vai ver referências a ambos HDCP 2.2 e HDMI 2.0, que pode ser um pouco confuso. HDMI 2,0 é também necessária para televisores e componentes para ser capaz de passar vídeo 4K. A grande diferença é que o HDMI 2.0 é compatível com versões anteriores com versões HDMI anteriores, enquanto HDCP 2.2 não é compatível com versões anteriores quando se trata de vídeo 4K. Isso significa que você pode conectar fontes mais antigas, como um leitor de Blu-ray regular ou caixa de cabo para uma nova TV 4K e desfrutar de uma imagem de HD. Mas se a TV 4K detecta uma fonte de vídeo 4K, ele vai olhar para a autenticação HDCP, a fim de completar o aperto de mão digital. Se ele não vê-lo, nenhuma imagem 4K.

    Grato,

    Georges Kharmandayan Filho

  6. Sim, Georges, no geral é isso mesmo. Aparelhos sem HDCP 2.2 não poderão reproduzir conteúdos 4K codificados para anticópia, como deverá ser a maioria em breve. Estamos preparando material a respeito, publicaremos nas próximas semanas. Abs. orlando

  7. Prezado Sr. Orlando, lendo sobre o conteúdo, necessito de uma ajuda.
    Adquiri uma TV Sony 65″ XBR65X905A há alguns dias. Antes de comprar verifiquei todas as suas qualidades e fiquei encantado com a tecnologia 4K. Mas para minha surpresa a tv não roda conteúdo 4K. Contactei o SAC da Sony e perguntei se a TV realmente era 4K. A sony afirma com veemência que sim, mas como uma TV 4K não roda o referido conteúdo por causa de um codec? A sugestão da Sony foi a aquisição de um decodificador no valor de R$ 1999,00. Achei um absurdo, pois não comprei uma TV 4K para ver conteúdo com auxílio de um decodificador.
    Acontece que eu não sou o único a passar por este problema com as TVs produzidas em 2013. Ao saber sobre este modelo no site da Sony observei que ela não faz referência quanto ao uso de um decodificador. Me senti lesado. Busquei auxílio na Justiça. Lá fui orientado em buscar um laudo técnico dizendo que a TV não roda conteúdo 4k senão com o uso do decodificador, já que no profile do produto não diz isso. No suporte da Sony Brasil tb não faz qualquer citação quanto ao uso do decodificador para ter acesso a conteúdo 4k disponível na internet.
    A única coisa que eu achei foi um parecer da Sony, datado de 06/02/2015, de um suporte que não é do Brasil ( acredito qiue seja português).Nas notas do suporte Brasil tb não tem nada falando do uso de um decodificador, mas ainda assim a Sony continuou comercializando as Tvs XBR série A, ciente do assunto, sem esclarecer para os consumidores quanto ao fato de não poderem desfrutar da tecnologia 4K. Pelo que percebo, eu tenho um monitor 4K em resolução e não uma TV, já que nunca consegui ver nada em 4k.
    o link é este https://br.pt.kb.sony.com/app/answers/detail/a_id/51225/~/reprodu%C3%A7%C3%A3o-4k-televisores-sony-(problemas-com-netflix).
    Lá, a Sony afirma que a tecnologia HEVC surgiu no final de 2013. Mas tenho lido que ela surgiu muito antes. Acredito que a justificativa da Sony seja para não admitir uma falha e tentar empurrar o aparelho para o consumidor brasileiro junto com o decodificador, o que caracteriza crime de venda casada.
    Tenho conhecimento de um relato de um consumidor que conseguiu, pelo RECLAME AQUI, o decodificador , gratuitamente, pois na época de sua compra a Sony lançou propaganda de que a Copa poderia ser vista por uma TV XBR série A em 4K. Mas como o brasileiro quer sempre levar vantagens em detrimento da maioria, o cara apenas tripudiou da cara de todos que estavam reclamando do problema e não disse como conseguiu. A Sony deve ter dado um ” cala a boca ” nele. Mas…
    Quanto à TV não tenho o que reclamar. Ela é espetacular e me agrada, mas fiquei frustrado, pois eu teria comprado uma TV Full HD, de boa qualidade, pela metade do preço. A minha TV, mesmo sendo 4K, não passa de uma Full HD diante da minha impossibilidade de saber se existe a referida tecnologia nela.
    Se o senhor souber de qualquer coisa que possa me ajudar quanto a laudos técnicos, impossibilidade de uso desta TV Sony, etc, por favor, me envie qualquer coisa. A Sony precisa aprender e entender que o Brasil, mesmo sendo um pais de “3º Mundo” não é uma latrina tecnológica. Grato e no aguardo.

  8. Olá Pedro, esse assunto já foi comentado aqui por vários leitores. Veja em posts mais recentes as nossas explicações. O problema é que alguns fabricantes quiseram se antecipar no lançamento de TVs 4K e o fizeram sem que o decoder HEVC estivesse ainda disponível. Só que não deixaram isso claro para o consumidor. O que temos feito é repassar as queixas aos fabricantes e cobrar uma resposta “oficial”. Em tempo: não existe ainda no Brasil conteúdo 4K sendo transmitido. Portanto, mesmo com o tal decodificador, seu TV não vai funcionar muito diferente de um Full-HD. A única fonte desse tipo de sinal hoje é o Netflix, em algumas de suas séries, para quem tem banda larga acima de 30 Megabits por segundo. Abs. Orlando

  9. Prezado Orlando Barroso, como já conversamos tenho uma TV LG modelo LA9700 4K de 65 polegadas. Trata-se de um aparelho magnífico. No entanto eu e até mesmo o senhor estamos no aguardo de uma resposta “oficial” por parte do fabricante, por que tanta demora? Adquiri anteriormente vários equipamentos: uma TV de 50 polegadas de plasma (a primeira a ser lançada), uma TV de 60 polegadas THX de plasma, uma TV de 42 polegadas HD usada como monitor em um computador HP, um notebook LA 530, todos desta mesma marca com qualidade e durabilidade espetacular, com uma assistência técnica excelente e com atendimento e fantástico. E é por esta razão que volto a manter o contato, em busca de uma solução definitiva para este aparelho magnífico que possuo.
    Grato,
    Georges Kharmandayan Filho

  10. Olá Orlando, em relação a polemica do 4K gostaria de tirar algumas dúvidas. Sou um “infeliz” proprietário de um 65LA9650 da LG. Então é o seguinte: pegando um trailer de um filme que tem resolução de 4096*2304 com 25 fps em mp4 e rodando via HDMI com um PC ele funciona perfeitamente, porém não consigo diferenciar a qualidade do vídeo com o do full hd. Nesse caso podemos considerar que é um 4K apesar do baixo fps? O curioso que via usb a tv diz não suportar o formato.!Já com um video de demo da LG com 60fps via usb a imagem roda mas em total desincronia com o audio. E mesmo assim a qualidade de video ainda parece com o full hd.(não sei se é cisma minha). E esse demo via PC só o audio funciona. Outra dúvida seria com o tal do Up-Scaling. Ele funciona em todas as fontes de audio e video automáticamente?Há algum aumento significativo de desempenho?. Outra coisa também é o superhd da Netflix, que também não dá para dimensionar a qualidade do mesmo.
    Peço desculpa se algum questionamento é de certa forma de uma pessoa leiga no assunto.
    Grato.

    Sergio Muto

  11. Em relação ao kit de atualização 4k recebi a seguinte mensagem da LG:

    “Em atenção ao seu e-mail, compreendemos o seu relato, entretanto esclarecemos que o modelo 65LA9650 dispõe das suas próprias características de fabricação, uma vez que sua capacidade da conexão HDMI (1.4) e frames por segundos estão adaptados de acordo com a limitação na reprodução 4K do televisor. Portanto, este modelo não contém falhas em seu desenvolvimento, pois se trata de uma característica do equipamento.

    Todavia, caso deseje realizar este upgrade para melhorias e amplo reconhecimento de conteúdos em Ultra HD, a LG disponibiliza para vendas o Kit de Atualização 4K para este televisores, porém este procedimento não é tratado dentro da garantia devido ser opcional e não temos autonomia para intervir nos valores oferecidos para sua instalação.”

    Na autorizada o custo é de no minimo R$ 2.000,00 para o procedimento. Realmente não se compensa no momento apenas para ver a Netflix em 4K.

    Sergio Muto

  12. Olá Sergio, realmente o tema é complexo. A LG oferece “atualização” do aparelho, mas com custo (cerca de R$ 2.000). Pelo que conseguimos apurar, embora o trailer 4K esteja codificado em MP4, o desempenho da placa de vídeo do seu computador é determinante para reproduzir com essa resolução. Existem conteúdos em 4K gravados a 24, 25, 30 ou 60fps. Via USB, seu TV reproduz em MP4. Verifique no menu os termos do contrato DivX e siga os procedimentos de registros para habilitar o decoder. Nem todos os codecs de vídeo 4K baixados da internet são reproduzidos por esse TV. Talvez a LG libere uma atualização que corrija esse problema, mas não temos informações sobre isso. Já em HDMI, o computador pode transmitir sinal 4K a no máximo 30fps. Essa falta de sincronismo entre imagem e vídeo rodando via USB pode ocorrer, depende do tamanho do arquivo e/ou compatibilidade com codecs; tente o mesmo vídeo a 25 ou 30fps. O upscaling funciona automaticamente com qualquer fonte de sinal; a qualidade final da imagem dependerá da origem do sinal (nativo). Por exemplo, filmes em Blu-ray (1080) sempre terão melhor qualidade pós-upscaling. O Super HD do Netflix equivale a um sinal 1080p, porém com taxa de transferência de bits menor que o Blu-ray. Abs. Orlando 

  13. Orlando, Bom dia!

    adiquiri uma televisao lg ultra ub 8300 que com 3 meses apagou e so escutavamos a voz, enviei para assistencia tecnica e concertaram a mesma , me devolveram e tem 2 meses que ela e esta com a tela toda manchada com parte de feixo de luz clara e outras com feixo de luz escura e esta esquentando tanto que queimamos a mao ao encostar nela, acho que isso não e normal. o que vc acha pela sua experiencia ? obrigado.

  14. Claro que não é normal, Marcelo. Com toda certeza, é defeito de fabricação. Caso clássico de troca do produto. A loja onde vc comprou tem que honrar a garantia. Quer dizer, se vc comprou aqui no Brasil. A LG deve ser comunicada e tomar as devidas providências para a troca. Verifique com o SAC deles: 0800-707454. Se não funcionar, avise a gente. Abs. Orlando.

  15. BOA NOITE, ORLANDO!!! VENDO OS SEUS COMENTÁRIOS,QUERO SABER:À TV 55LA9650, vendidas hoje, já vem com estas atualizações de fábrica, como; hdmi 2.0 e rodando netflix em 4K ??.. Estou namorando e pesquisando, há dias esta tv, me parace ser uma boa opção!! claro considerando-se esta tal atualização…

    Att.
    Jonas Torres.

  16. Olá Jonas, a LG informou que fez a atualização para HDMI 2.0, mas não nos enviou o aparelho para teste. Portanto, não podemos confirmar a questão do Netflix. Abs. Orlando

  17. Obrigado ORLANDO,mas me decidi pela SONY,XBR-49X835C 4K..

    Estou aguardando à entrega do aparelho..

    Vi através do ZOOM, uma relação dos dez TOP,(do mes outubro de 2015) sendo ela à número UM, em custo benefício, nesta categoria..

    Vamos aguardar..

    ATT.

    JONAS TORRES.

  18. Ola, comprei uma lg ub 8300 e reparei que o painel traseiro próximo ou cabo de energia esquenta muito, liguei no sac. da lg me orientaram a entrar em contato com à autorizada para avaliar este aquecimento, autorizada disse ser normal. Dai eu pergunto: Será mesmo que é normal a tv esquentar a ponto de queimar a mão, uma vez que as que estão nas lojas ligadas dia e noite não esquentam o tanto que a minha esquenta com apenas uma hora ligada?

  19. Acredito que os fabricantes estão desonrando os clientes brasileiro, exemplo da LG na TV LA9650 não reproduz filme da Netflix em 4K, já entrei em contato com o SAC LG e SAC Netflix, na verdade nenhum deles me deu uma resposta afirmativa da visualização de filmes Netflix 4k.
    No aplicativo NetFlix só exibe as informações SD HD, nem título aparece em 4k, já a LG UB8300 55″ tem os título em 4K, além dos SD e HD.

  20. Boa noite,

    Adquiri há pouco uma TV 4K, samsung, modelo UN55HU8500.

    Tive um problema com a tela onde foi trocada duas vezes.

    Após a segunda troca, notei q ela esquenta muito, principalmente as laterais.

    Não tinha reparado se acontecia com as outras telas.

    Bem, ela nunca chegou desligar.

    Chamei a samsung, o técnico me disse q tvs 4K esquentam por natureza.

    Isso Eh verdade?

    Obrigado.

    Grande abraço

  21. Olá Genival, o técnico mentiu: TVs 4K não esquentam mais do que as outras. Se o aquecimento é muito acima do normal, é preciso verificar. Deve estar instalado em local com ventilação, as saídas de ar traseiras não podem ficar bloqueadas. Se, mesmo assim, o problema persiste, pode haver problema no dissipador de calor interno. Abs. Orlando

  22. Tudo bem, Orlando? Veja se pode me ajudar: depois de morar na França por um tempo tenho a possibilidade de trazer mudança paga pelo meu trabalho. Vi no site da Sony esta televisão 4K:
    http://www.sony.fr/electronics/televiseurs/s9005b-series/specifications
    Pergunta: eu sei que antigamente televisores comprados no exterior poderiam não funcionar nos sistemas e frequencias brasileiros. Seria uma roubada eu comprar uma TV 4K na França para levar ao Brasil (além do inconveniente dela ser 220V)? Abs e obrigado!

  23. Olá Evandro, você provavelmente terá problemas em assistir canais de TV abertos, mas em princípio um TV feito para a Europa é compatível com TV paga e internet no Brasil, já que a sintonização dos canais é feita por um conversor. Se o preço for conveniente, OK. Mas, levando em conta os riscos no transporte, a garantia etc., talvez seja mais vantajoso comprar o modelo equivalente aqui. Abs. Orlando

  24. Evandro, aqui no Brasil nossos governantes continuam insistindo em “inventar” e adotar sistemas incompativeis com todo o mundo civilizado, provavelmente para prejudicar quem quer trazer produtos do exterior… Com isso, o sistema de sintonizacao de tv aberta adotado no Brasil é incompativel com o sistema americano e o europeu.

    Em resumo, para sintonizar canais de tv aberta, voce terá que comprar no Brasil um tuner externo, chamado aqui de “conversor”. Para mim, que nao assisto tv aberta, isso nao é problema, mas pode ser para voce. Ja para outros usos, como assistir TV Paga, videos da internet, conectar o televisor a outros aparelhos como um computador, etc., nao faz a menor diferença se o televisor foi comprado nos EUA, na Europa ou onde for.

  25. Orlando Barrozo, li na revista hometheater que a lg 4k de 43″ não chega a 2k, pior ligada no pc.
    Não se consegue acertar os ajustes basicos?

  26. Bom dia ! Sou novo por aqui… hehe… estou c uma lg 9650 na assistencia em campinas, e a placa principal queimou. Vão fazer a troca por outra, me cobrando o valor de 800 reais. Minha pergunta é simples: posso pedir esse kit atualizado diretamente? Obrigado desde ja, unico local decente com conteudo inteligente sobre o assunto que achei foi aqui. Paulo.

  27. Olá, tenho uma LG 49un8500, a tela queimou e foi trocada pela assistência, como saber se a tela colocada no lugar é de fato 4k?

  28. Boa tarde, Orlando!

    Em junho de 2015 comprei a TV LG LED 4K 55UB8300, porém para a minha insatisfação o aplicativo do youtube instalado nela não roda os vídeos em 4K 2160p, não passa de 720p.

    Outro detalhe importante e para aumentar a minha decepção, os filmes e séries disponíveis pelo NETFLIX em 4K também não são gerados nessa resolução.

    Por favor, qual a solução?

    Me sinto enganado por propaganda enganosa!

    Certo de vossa compreensão,

    Sidinei

  29. Olá Sidinei, esse foi um dos primeiros TVs 4K que a LG lançou no Brasil, só que sem avisar que não era compatível com sinal de internet: não tem o decoder HEVC. Somente os modelos lançados a partir do ano passado é que vêm com esse decoder. Abs. Orlando

  30. Comprei uma Televisão LG Ultra HD 58UF8300 4k, e na loja me afirmaram com toda certeza que a TV era 120Hz, mas quando olhei aqui em casa ela exibe ser 60Hz e no próprio site da LG diz ser 60Hz também!

    Você sabe me informar quantos Hz real ela tem ? Ou me indica alguma com essas características com no mínimo 120Hz ?

  31. Orlando, cheguei ao seu site através de pesquisas sobre tvs 4k. Parabéns por elucidar com clareza as dúvidas de seus leitores!
    Comprei há algum tempo atrás o modelo 49 UF8500 da LG. Sabe me informar de o painel é de 120 hz nativo ou interpolado – 60 nativo + 60 exibição) e se as entradas hdmi 2.0 são compatíveis com o HDCP 2.2? Agradeço.

  32. Olá Nilson, obrigado pela mensagem. Esse TV é um dos principais da LG atualmente, embora a linha 9500 seja superior. Tem, sim, 120Hz mas o HDMI 2.0 não aceita sinal HDCP 2.2, só 2.1. Mas isso não significa muito, só dará problema se vc for assistir conteúdos HDR, no mais tudo bem. Abs.

  33. Ola Orlando! Primeiramente parabéns por elucidar todas as duvidas aqui apresentadas de maneira eficiente e cordial. Tenho uma duvida sobre as tvs 4k. Utilizo tvs da Philips já ha muitos anos e gosto muito da imagem da tv. Olhando o modelo 55PUG6700/78, descobri acidentalmente que elas não reproduz conteudo 4k via usb. Isso me fez desistir da tv. Você sabe me informar se esse problema é uma exclusividade da Philips, ou LG e Sansung tbm não exibem 4k via usb?
    Agradeço desde já pela atenção.

  34. Olá Jean, obrigado pela mensagem. Realmente, os TVs Philips não têm essa capacidade. Dos modelos atualmente à venda no Brasil, sabemos que alguns 4K da LG e da Samsung têm USB compatível com sinal 4K, embora isso não seja normalmente divulgado para inibir a pirataria. Abs. Orlando

  35. Obrigado pela informação Orlando. De fato as informações promocionais, padrão exibidas nos sites de varejo não informam isso, por isso a certeza que tinha que todos os aparelhos exibiam 4k via usb. Pelo visto vou ter que questionar as proprias fabricantes afim de descobrir quais de seus modelos possuem tal recurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *