ajustes 2Vários leitores têm questionado sobre os TVs 4K que foram lançados no Brasil há cerca de dois anos. A dúvida mais comum está na capacidade de receber sinais da internet em 4K, como é o caso da Netflix. Depois de conversar com alguns fabricantes e verificar a literatura a respeito (o assunto ainda é muito recente), vamos tentar esclarecer.

Os primeiros TVs UHD, lançados no final de 2012, utilizavam o padrão de compressão H.264, também conhecido como MPEG4. Os modelos que chegaram a partir do final de 2013 já trazem o padrão H.265, ou HEVC (High-Efficiency Video Coding), bem mais avançado. A diferença está na velocidade de transmissão de dados sem perda: HEVC é 50% mais eficiente. Só com essa compressão é possível captar sinais 4K vindos, por exemplo, da TV a cabo – como aconteceu durante a Copa do Mundo, quando a Globosat (SporTV), transmitiu alguns jogos.

O mesmo vale para os sinais 4K disponíveis na internet: sem o codec HEVC, é impossível. É assim também com os media players UHD já lançados no Exterior, como o da Sony, e deverá acontecer também com os futuros players Blu-ray 4K. Como se sabe, ainda não é possível transmitir em 4K via TV aberta.

O problema é que isso tudo não foi devidamente explicado aos consumidores. Os fabricantes – e, é bom reconhecer, grande parte da mídia – ressaltaram as qualidades da Ultra-alta Definição, mas não deixaram claro que nem todos os TVs 4K são iguais. Pois é, quem comprou um dos primeiros modelos lançados no Brasil (das marcas LG, Samsung e Sony) veio a descobrir mais tarde que esses aparelhos não reproduzem Netflix em 4K, por exemplo. Para isso, há necessidade de uma atualização de firmware, alterando inclusive o conector HDMI dos TVs para a versão 2.0.

A LG – que lançou o modelo LA9650, em 55″ e 65″ – e a Samsung – com a linha F9000, nos mesmos tamanhos – anunciaram as atualizações para alguns países, mas não para o Brasil; a LG nos informou que “está estudando” o assunto. Já a Sony disse ter atualizado seus modelos 2013 para HDMI 2.0, embora com limitações (vejam aqui o teste que fizemos). Testamos também o modelo LG de 79″, já da “nova geração”, com codec HEVC 60P via HDMI 2.0, sobre os quais falaremos nos próximos dias.

87 thoughts on “TV 4K: é ou não é?

  1. Pois e Orlando, eles falaram muito da qualidade ultrahd nas propagandas e não mencionaram que os aparelhos precisam de atualizacao , já que os modelos 2013 (principalmente LG) não são em sua essência 4k de verdade, e agora tentam enrolar o consumidor pra ganhar tempo , estou na espera , mas não descarto uma ida a mídia (Celso russomano) e a justiça pra prevalecer meus direitos, valeu Orlando pela matéria , explica tudo.

  2. Olá de novo , Orlando teste um modelo la9650 e tire as conclusões , para ficar bem claro, obrigado.

  3. Sempre acontece isso. As pessoas compram, não se informam e pior, os vendedores nem sabem o que estão vendendo e como o fabricante não está nem aí para o cliente dá nessa barafunda toda.

  4. Olá Marcos, solicitamos o aparelho para teste já na época do lançamento. Mas eles não enviaram. Abs. Orlando

  5. Aprendi a duras penas que:”quem tem pressa come crú(e paga caro)”.

    Comprei minha primeira plasma logo no início,paguei uma fortuna e a tv era uma bomba,decepção total…

    Logo que saíram DVD e Bluray fui dos primeiros a comprar e os aparelhos caríssimos,gigantes,pesados e de inicialização lenta(meu primeiro player de BD custou a bagatela de R$4500 e o HDDVD(comprei esse também)paguei R$2700 no mercado paralelo pois nem havia chegado ao Brasil ainda.

    Hoje me acho mais sábio pois aguardo algum tempo até aparecerem e serrem resolvidos os bugs das novas tecnologias e dos novos modelos(meu galaxy S5 esperei 4 meses após o lançamento,o aperelho é ótimo e paguei bem mais barato.

    Minhas plasmas Panasonic ainda me satisfazem muito.Vou aguardar ao menos 2 anos antes de pensar em 4K.

  6. Olá , Bem e isso aí Orlando não vi testes com esse aparelho em lugar nenhum, por eles saberem das limitações da tv , eles não cedem para testes.Ate agora mais de duas semanas ainda espero um contato deles , eles precisam se posicionar, vão atualizar ou não para tomarmos as medidas cabiveis neste caso, valeu.

  7. Os tais “early adopters”, sempre que tentam ser os primeiros, acabam servindo de cobaias aos lançamentos de tecnologia para benefícios daqueles que tem a “santa paciência” de esperar que todos os problemas subsequentes, naturais da indústria de consumo (carros, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, etc), sejam devidamente resolvidos até que o produto esteja “maduro” o suficiente para consumo amplo. Quem está acostumado com a excelente imagem de um TV de Plasma igual à minha 65VT50b (ou 60b) ou da última Samsung 64F8500 (sem falar nas veneradas KURO que não existem no Brasil) certamente não vai ter a pressa insana de comprar uma TV 4K, principalmente se for da atual tecnologia LCD/Leds. Vão esperar as OLEDs 4K ficarem “amadurecidas”, tanto na qualidade quanto no preço, para aí sim fazerem um “negócio da China”…

  8. prezado, muito providencial esse seu post: voce falou num dos assuntos que mais está sendo comentado, sobre 4k, nas redes.
    Só faltou mencionar que o problema se agrava quando o manual das tvs lg 55la9650 e 65la9650 diz, claramente e com todas as letras, que esses modelos seriam compativeis com o codec h.265. posso até citar a página: 20/21. O mesmo manual ainda cita que existiria um “kit de atualização” – criando, em qualquer um que ler o documento, a clara expectativa de que, ainda que se descobrissem EVENTUAIS casos de incompatibilidade, a pertinente solucao da atualização resolveria esses problemas.
    Pior ainda é considerar que, mesmo diante de todas as criticas por ter colocado no mercado um produto caro e extremamente limitado justamente quanto à principal caracteristica que o diferenciava dos demais (ou que sempre foi anunciado como tal), a LG continua divulgando as mesmas informacoes genéricas e enganosas, de uma compatibilidade que, simplesmente, nao existe – seja através de seu próprio site e dos documentos ali existentes, seja através de seus revendedores. Ou seja, outros consumidores ainda estao sendo induzidos ao mesmo erro.
    Como é notorio para qualquer um que já descobriu o engodo (por exemplo, os consumidores irresponsavelmente lesados e quem discorre sobre o assunto), todos os fabricantes que tiveram o mesmo problema já o resolveram – mas apenas a LG se mantém inerte (mesmo já havendo o kit disponivel em outros países – limitando-se, quando muito, a tentar ganhar tempo, apenas repassando todas as já inúmeras reclamacoes sobre o problema, para um “outro setor”.
    Daí, os consumidores ficam se perguntando: como uma empresa multinacional, com tamanho alcance, pode se permitir uma pisada de bola como essa, e um descompromisso de tamanha monta – justamente em relação ao Brasil, que possui um dos maiores mercados consumidores do planeta? Como poderemos, a despeito dos fatos, continuar confiando nessa marca?

  9. Olá Pedro e demais leitores preocupados com essa questão da LG. Já questionamos a empresa e estamos aguardando uma posição oficial. Assim que a tivermos, publicaremos aqui, OK? Abs e obrigado pela paciência. Orlando

  10. Olá gostaria de saber sobre essa televisão da lg de 49 polegadas a850 4k 3d com webos, se ela realmente é 4k e vale a pena?

  11. muito boa a discussao. O que os consumidores brasileiros nao entendem é o que custa para uma multinacional como a LG (que produz tvs aos montes e inclusive já até lançou novos modelos de uhd, com firmware adequado) criar um processo em que os clientes dos 4k defasados, atraves das proprias assistencias tecnicas espalhadas pelo brasil, ao menos possam ter a placa da tv trocada por uma que realmente reproduza o 4k no mesmo nivel das tvs atuais que ela já fabrica, com hdm 2.0. Só ela pode fazer isso, mas nao toma nenhuma atitude. O custo com o desgaste da imagem da marca LG, com certeza, provavelmente será irrecuperável. As minha proximas tv, por exemplo, com certeza nao serao LG, pois eu nao compro de quem nao respeita o cliente, e nao tem compromisso nem com a informação que publica nos proprios manuais de seus produtos. As concorrentes já acordaram pra isso, mas ela, nao…

  12. Boa tarde!

    Achei este blog por acaso, e me deparei com uma dúvida curto a inovação tecnológica principalmente com games tenho o ps3 e ps4 e gostaria de uma boa tv para jogar, atualmente tenho uma lg full hd.
    Recebi uma propaganda da 4k lg 830049ub, ou outro modelo 4k, mas lendo o blog fiquei na dúvida e procurei outro modelo e achei a 48h8000 e me parece um boa para o que e quero alguém poderia me ajudar nesta compra tendo em vista o grande valor que deverei desembolsar?

  13. Maurício, o adágio “a pressa é inimiga da perfeição” se aplica também à sua pressa em ter já uma TV 4K, a exemplo dos “early adopters” que acabam servindo de cobaias das grandes corporações de eletrônica de consumo. Apesar das inúmeras “tentações” no mercado, uma boa compra deve embarcar uma série de refinamentos obrigatórios que ainda estão sendo implantadas nos lançamentos recentes e futuros. Aguarde mais uns 6 meses antes de tomar qualquer decisão, que além da queda nos preços, você poderá botar as mãos num produto mais “maduro” que não precisará de sofisticadas atualizações no futuro. Continue acompanhando esse “blog” para você ficar atualizado a cada semana.

  14. Obrigado, até encontrei uma tv da sony que pelo site diz estar preparada para as inovações incluso o codec para o h265 mas queria uma boa imagem e boa atualização para meu game, se tiver algo que não seja 4k e seja bom e vocês puderem me indicar agradeço, mas se tiver que esperar para uma boa compra fazer o que né tenho que segurar meus ímpetos desde já agradeço imensamente pela ajuda, excelente blog.

  15. Olá Mauricio, apenas complementando: para games, de fato você não precisa de um TV 4K. Procure um modelo Full-HD com taxa de atualização de 120 ou 240Hz. Sony, Samsung, LG, Panasonic, todas têm ótimas opções. Abs. orlando

  16. Obrigado, eu tinha pensado nesta opção mesmo, mas achei que a nova geração de tv seria uma boa opção, li vários comentário aqui no blog, pesquisei um pouco e vi que na sony (ao menos no manual) tem uma tv que tem uma boa taxa de atualização hz, e esta preparada para as inovações possui hdmi 2.0 e o codec h265, quero unir o útil ao agradável boa imagem e inovação tecnológica, vou aguardar um pouco mais e seguir a sugestão do colega Walter. Mas se surgir algo muito bom e puderem indicar uma boa compra é bom rss, muito obrigado por todo os esclarecimentos.

  17. Olá , Orlando a lg possui o modelo 49 ub8500 4k mas que a taxa de atualizacao do painel e 60hz e não 120hz que eles falam em propaganda.Estou esperando Orlando sobre o questionamento sobre o assunto 4k junto a LG, no aguardo.

  18. Olá Orlando, você disse anteriormente que questionou a lg sobre o problema do 4k em modelos como o la9650 e que estava esperando uma posição da empresa, não haverá posição , porque a LG enganou consumidores e vão continuar enganando com respostas padrão com intuito de ganhar tempo e cair no esquecimento . A empresa não tem solução para o caso e responde cada um com respostas prontas , não espere muito da LG Orlando , eles não vão te responder.

  19. Bom dia!

    Alguma novidade sobre os modelos de tvs, a sansung esta melhor que a Lg, Philips, Sony e Panassonic algum modelo interessante para o momento, ou devemos esperar mais?

  20. Boa tarde!

    Acredito que tenha me expressado mal, gostaria de saber se a tv Philips ug6900 possuiu hdmi 2.0 e o codec h265, não esta especificado em seu manual, pode me ajudar?

  21. Olá Mauricio, vamos ter que investigar. Quando tivermos a informação, divulgamos aqui. Abs. orlando

  22. Mauricio, segundo a Philips esse TV é 4K e tem HEVC, mas não com HDMI 2.0 60P, ou seja, não tem capacidade para reproduzir os conteúdos do Netflix, por exemplo. Abs. orlando.

  23. Obrigado, agora fiquei com dúvida como vou ver algum conteúdo em 4k devido ao HDMI existe alguma previsão de atualização as informações do manual ao menos pra mim esta difícil compreender.

  24. Mauricio, com esse TV você vai conseguir ver vídeos em 4K gravados com câmeras, por exemplo. Ou fazer upconversion de programas de televisão (exibidos em resolução 1080i) ou de discos Blu-ray (1080p). Material da internet até pode ser assistido, mas como a quantidade de dados é muito grande surgirão travamentos. Por ora, não há previsão de atualização de nenhum fabricante. Abs. Orlando.

  25. Mais uma vez muito obrigado excelente blog, temos que esperar mais um pouco por algo que realmente esteja preparado para a nova tecnologia, a falta de informações ainda é nosso principal desafio.

  26. Minha tv é uma 4k 55 tela curva samsung. ela rodas todos os formatos existentes desde que tenha até 60 mbps. roda mp4 com codec hevc 265. a camera nx1 da samsung é a primeira agravar em h265 4k, seu video pode ser rodado direto na tv pois grava a 30mbps. Tome cuidado, a philips 4k roda em 30 frames, a LG roda em 60p mas em 8bits 4:2:0. Somente a sansung Pelo – curve em diante) roda Todos tipos de formatos, com todos os tipos de codecs (limitado a 60 mbps) com qualidade full 4k (4096×2160 e nao somente 3840×2160) á 60 fps e ainda 4:4:4 e 4:2:2 10 bits e 4:2:0 8bits.
    Futuramente os blurays 4k rodaram 60mbps h265 e a 100mbps, poderás entao rodar h265 se sua tv não à tiver.
    Porém estará limitado a entrada de 8bits 4:2:0, que tem uma diferença absurda de qualidade á 4:4:4 (sem compressão)

  27. Boa noite, Orlando e pessoal! Poderia me informar se a LG já resolveu o problema do erro de reprodução dos vídeos 4K da Netflix? Comprei uma 55UB8500 e nada de rodar 4K. 🙁 Já recorri a todo tipo de suporte. Por último, vão enviar amanhã um técnico de uma assistência autorizada para levar o aparelho, mas o gerente técnico, com quem falei por telefone, me disse que só conhece a tecnologia “por teoria’, vai tentar solucionar o problema e pedir ajuda dos engenheiros de SP, se não conseguir. Acha que deverá trocar a placa-mãe da TV, Estou com receio de deixar mexerem no aparelho e piorar… Tem um mês de comprado. Penso em desistir e deixar como está. Alguma sugestão para me ajudar a sair desse impasse, por favor? Alguma notícia de quem teve o mesmo problema e resolveu? Agradeço antecipadamente pela atenção. Muito obrigada e boa sorte para todos! Vera

  28. Legal Way muito bom compartilhar sua experiência agradeço desde já, poderia informar o modelo, e se possível informar se ele também tem 3d obrigado.

  29. Olá Vera, infelizmente a LG ainda não resolveu esse problema nem informou como irá proceder. No seu caso específico, se o aparelho está na garantia o certo seria trocar por outro. Se você puder enviar os dados completos (loja onde comprou, número da NF, nome completo etc), podemos encaminhar seu caso a eles para tentar uma solução mais rápida. Abs. Orlando

  30. Caro orlando,
    Mesmo com a atualização que a Sony fez nos modelos 2013, para o HDMI 2.0, é necessário a aquisição do decoder HEVC para assistir NETFLIX em 4K? (Tenho uma sony XBR905A 55′ e não consigo acessar a programação em 4k da Netflix).

  31. Olá Marco, para ver o Netflix em 4K você precisa das duas coisas: HDMI 2.0 (com taxa de 60 quadros por segundo) e HEVC, que é o decoder interno do TV. Na linha 2015, a Sony anuncia que esse decoder já está disponível. Estamos aguardando para testar. Abs. orlando.

  32. olá mauricio, minha tv não é 3d , é a 55-samsung-serie 7 4k 55hu7200 curve.

  33. Oi Orlando Barrozo boa noite!
    Gostaria de saber se a TV Samsung 4K Modelo HU 8500G vendida aqui no Brasil tem o HEVC 265 embutido, ou só é obtido com a compra do Kit de Atualização e quantas entradas HDMI 2.0 tem??
    Eu quando fui testar a TV na loja com videos em 4k baixados pelo Torrent e pelo SimpleFiles no meu pen drive corsai usb 3.0e na entrada USB 3.0 rodou tranquilamente!
    Obrigado pelo informação!

  34. Sim, Leonardo, esse modelo possui HEVC embutido e 4 conectores HDMI 2.0; na verdade, estas fazem parte do kit One Connect que acompanha o aparelho. Abs. Orlando

  35. Então o hevc 2.65 já vem imbutido nela e as saídas hdmi 2.0 adquiro através do Evolution Kit?
    Ela não vem com pelo menos 1 saída HDMI 2.0?
    Obrigado pela atenção!

  36. Bom dia pessoal.
    Estou querendo comprar uma nova tv e os modelos que estou olhando são a Samsung UHD 8700, 8500, 7200 e a LG Ub 8500, 8300,
    Pelo que li aquí nas postagens a LG não Ésta sendo muito sincera nas informações da ub 8500 alegando que é de120Hz e que o transforma em em 1200Hz. e em realidade é de 60Hz como nosso amigo Marcos Miguel descreve no post. Eu sempre fui fanboys da Samsung mas a o preço da 8700 ésta um pouco acima do meu orçamento. Eu quero ajuda para escolher, help me!!! LG ou Samsung??

  37. Rodolfo Ortega, como vc pode ver nesse post e em vários fóruns falando que a LG seja qualquer modelo 4k atul não é confiável, não produz vídeo hevc 2.65 importante para reprodução da NetFlix Ultra Hd e a futura Aple Tv Ultra Hd, a taxa de atualização como vc falou é de 60hz . Eu ia comprar a Lg uh 8500, mas depois que li vários relatos contra ela, eu peguei a samsung hu 8500 que é compatível com tudo e tem taxa de atualização de 120hz! Se ligue modelo mais barato da Samsung o hu7000 é somente 60hz, se vc for comprar esse modelo para jogar vídeo game ou assistir filmes de ação… se prepare para o rastro digital e imagens borradas em cenas de alta velocidade, resumindo não vale apena comprar o modelo 7000. Se vc optar por modelos tela curva tb vai ter problemas, pois em lugares iluminados a tela fica cheia de reflexos igual ao problema das tvs de plasma, as tvs de tela curva se vc assistir ela sem ser em frente, assistindo um pouco de lado nota distorção na imagem e vários especialistas falam que só vale apena comprar a tv curva para sentir a tal imersão que n vi nem nos modelos de 55 ou 65, telas a partir de 75 polegadas, resumindo melhor tv ultra hd atual é a de tela plana samsung modelo hu 8500g.

  38. Sr. Orlando, que tal uma reportagem falando quais as tvs ultra hd estão dentro dos padrões que realmente exige uma tv 4k

  39. Olá Carlos, obrigado pela sugestão. Já fizemos várias reportagens a respeito. A tecnologia 4K vem sendo aprimorada. Os primeiros TVs que saíram eram bem inferiores aos atuais. Os fabricantes fazem atualizações a toda hora. Vamos tentando acompanhar, OK? Abs. orlando

  40. Olá Orlando, estou aqui mais uma vez para avisar que a LG já está contatando os consumidores dos tvs 4k 2013 linha LA9650 para fazer a atualizacao dos aparelhos , HDMI 2.0a, novo software e hardware além do processador passar a ser quad-core e claro codec h265 HEVC para streaming Netflix e talvez (ainda não confirmado ) Webos 2.0, já fui contatado e estou no aguardo , ok?

  41. Miguel a lg já o chamou para atualizar a tv la559650 para o kit 4k? Sou uns dos milhares de clientes que comprou está tv é estou esperando está atualização já fiz reclamação no reclame aqui e tudo é entrar na justiça contra a lg mas oque vc está dizendo é verdade? ? Por favor me add 967397706 ou no email [email protected] e seu orlando por favor me responda sobre a resposta do nosso amigo marcos Miguel obrigado se for verdade fico extremamente feliz

  42. Miguel e Edi, acho que participamos do mesmo fórum no qual estamos discutindo muito esse assunto de kit de atualização 4K LG, a minha é uma 65LA9700, e eu fui realmente induzido a comprá-la, a LG mentiu descaradamente no seu site que essa tv era 4K plena.
    Comprei porque tinha uma propaganda, no site da LG, da NETFLIX 4K, que dava 3 meses grátis do seu serviço 4K para quem comprasse uma TV 4K da LG e a LG direcionava você para uma pagina que nos induzia a comprar os modelos LA9650 e LA9700.
    É propaganda enganosa descarada. Miguel você como advogado poderia nos ajudar a mover uma ação contra a LG para que ela troque nossas TVs por um modelo melhor ou devolva nosso dinheiro.

    Link da propaganda enganosa: http://www.lge.com/br/netflix

  43. Pessoal, preciso de ajuda. Sou leiga no assunto. Comprei uma tv de 55 polegadas de LCD 3D UHD 4K, da LG 55UB8300 wifi 40c. Essa é a descrição da NF. Na loja eu via até os poros e rugas das pessoas na TV e em casa a imagem é distorcida. Chamei um técnico e tudo que já de tecnologia já fiz e não melhorou. Comprei há uns 15 dias. O que posso fazer?

  44. Gisele, provavelmente a imagem que você viu na loja era 4K, coisa que não existe (ainda) no mercado; apenas alguns conteúdos do Netflix, se vc tiver uma boa conexão de banda larga. Mas “imagem distorcida” não é normal; o que você pode ter é imagem com menor resolução, e isso é bem diferente. Se o aparelho está na garantia, então a LG e a loja onde vc comprou têm que dar assistência. Abs. Orlando

  45. Orlando, obrigada. Quis dizer que não é nítida como na loja. Mas pq lá na loja era tão boa? Ou seja, como lá pega 4k e aqui não? Rss estou indignada. E as imagens que vi lá eram do jornal que estava passando.

  46. Pode ser questão de ajuste, Gisele. Aí, só vendo mesmo. Algumas lojas usam imagens 4K para impressionar. Agora, se era telejornal, então o problema está mesmo no seu TV, ou no ajuste, ou nas conexões. Abs. Orlando

  47. A minha tv lg ultra hd 55la9650 foi atualizada para 4k 60 p com a placa da tv ub 8500 web os agora já tenho 4k nativo porém ainda não testei aunda o 4k 60p

  48. Boa tarde!

    Orlando, estou vendo o modelo citado por edi bezerra, minha dúvida é que o modelo foi atualizado com a placa da 8500, desta maneira não seria melhor a 8500 já está completa com 4 k nativo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *