estande blogDepois da correria da semana passada, quando acompanhamos quase em tempo real a CES 2015 (aqui, o link para nossa cobertura), vamos agora, aos poucos, tentar explicar aos leitores o que houve de mais importante no evento. Como sempre, é preciso separar os lançamentos e as tendências daquilo que é apenas marketing, ou especulação.

Evidentemente, quem visita uma feira como a CES mal tem tempo de ver os produtos, quanto mais de avaliá-los devidamente. Embora alguns sites tentem iludir o leitor com o já famoso “testamos”, a verdade é que tudo que se vê em Las Vegas obedece a ótica dos fabricantes/expositores. Para falar com mais propriedade, teremos que esperar os produtos de fato chegarem (se chegarem) ao mercado.

Por ora, algumas observações genéricas, que exploraremos melhor nos próximos dias (nos links, direcionamos o leitor para tópicos interessantes do nosso hot site, em que cada assunto é abordado em mais detalhes):

OLED – A LG continua firme, porém solitária, na promoção dessa tecnologia. Ninguém até agora mostrou imagem melhor. Este ano, com a chegada dos OLED 4K, veremos o máximo que a tecnologia atual permite em termos de profundidade, contraste, resolução e colorimetria. Mas, se outros fabricantes não seguirem, essa tecnologia corre o risco de não se sustentar.

QUANTUM DOT – Ainda na área de TVs, a opção dos demais fabricantes (que não querem ou não podem investir em OLED por enquanto) é essa tecnologia de nanocristais, que de fato melhora a reprodução. Isso fica mais visível nas telas grandes. Pode-se dizer que os TVs 4K QD – a ser lançados por Samsung, Sony, Sharp e Panasonic – ficam a meio caminho entre os 4K atuais e os OLED.

MÚSICA DIGITAL – O mercado de áudio deve experimentar um crescimento a partir deste ano, com a oferta de mais aparelhos e mais conteúdos em HD. Até mesmo players e caixas acústicas sem fio estão atingindo uma performance excelente; alguns já são compatíveis com os formatos de alta resolução (FLAC e ALAC), e mesmo para a reprodução de filmes há novidades promissoras, como Dolby Atmos, Auro-3D e DTS Play-Fi.

MULTIROOM – Esses players e caixas sem fio estarão numa quantidade cada vez maior de residências, para atender a demanda dos usuários por som ambiente de qualidade. Empresas como Harman, Polk, Focal, B&W e Monster estão evoluindo rapidamente nesse caminho.

SMART – Está definitivamente consagrado o uso do smartphone (e do tablet) para comandar os aparelhos da casa. Isso provocará, a médio prazo, a morte do nosso velho companheiro, o controle remoto. Os que restarem ficarão cada vez mais parecidos com um mouse, até porque os fabricantes de TVs agora decidiram utilizar sistemas operacionais como os de computador.

Há ainda a Internet das Coisas, o Blu-ray 4K, a automação residencial plug-and-play, as soundbars, o uso dos consoles de videogame como centrais multimídia… enfim, uma série de novidades que marcaram a grande feira de Las Vegas. Acompanhem os próximos posts.

2 thoughts on “Show de áudio, vídeo e muito mais…

  1. Vamos por partes: OLED) – excelente substituto do TV de Plasma FullHD, para 4K, desde que resolvam o problema da vida curta do seu sub-pixel azul, e do arrasto dinâmico (motionblur) que é apenas um pouco melhor do que da tecnologia LCD/Leds+quantum dots, e claro, que seu preço um dia caia na real. QUANTUM DOT) – Recurso eletrônico para dar uma sobrevida maior à decantada tecnologia LCD/Leds, que apesar de popular não agrada ao restrito, mas decisório, nicho de pessoas que sabe o que vem a ser uma excelente imagem de TV. MÚSICA DIGITAL) – Felizmente está sendo apresentado ao “povão” uma alternativa válida de audição musical superior aos MP3 da vida e afins, resgatando o prazer de ouvirmos música muito próximo da experiência de um “vinyl” verdadeiro (aquele cuja sonoridade é analógica desde o estúdio), com a vantagem adicional da dinâmica estendida e ampla resposta de frequência que justifica a utilização de equipamentos de alta qualidade com preços abaixo das nuvens. BLU-RAY 4K) – Finalmente teremos acesso à mídia gravada nesse formato para justificarmos ter na sala uma super TV com Super Resolução 4K, com tudo que temos direito, exceto que o preço inicial desses BDs estarão proibitivos para o mortal comum por muitos anos, como ocorre até hoje com os lançamentos 3D.

  2. Boa tarde ,Senhor ORLANDO BARROZO .

    Primeiro quero parabenizar a equipe que esteve na CES 2015 cobrindo com brilhantismo os maiores lançamentos do mercado da tecnologia .
    Especilamente falando em Audio e Video , pois o que mais me preocupo quando penso em adquirir um novo TV e um novo Receiver com caixas etc é justamente a alta qualidade ao máximo de ambos . Preservo e sou exigente naquele aparelho que me ofereçe a melhor qualidade de audio e Video e gosto de me espelhar em profissionais como o Senhor Orlando e toda a equipe de profissionais e não vendedores de lojas com todo o respeito .
    Se o amigo ai , já deixou claro em que ” ninguem até agora mostrou imagem melhor ” do que a OED da LG com o lançamento de seu TV , acredito em que esteja se referindo ao modelo da LG 77EG9900 , se fosse hoje eu adquirir , seria justamente este televisor com absoluta certeza . Mas ainda é muito sedo ,pois alem do preço vamos aguardar muito ainda pois nem filmes temos em blu ray e pagar caro por uma tv dessas pra ficar de enfeite nao faz sentido !!
    Sempre fui fã dos televisores da panasonic , plasmas ( contraste e cores ) , mas essa empresa ta muito de vagar quando falamos na tecologia Oled . UMA PENA !!
    Um forte abraço a todos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *