Esta é só pra nós aqui ficarmos com inveja. O site asiático Digitimes informa que o governo da Coreia do Sul, através de seu Ministério de Comércio, Indústria e Energia (lá, eles têm poucos ministérios…) lançou um projeto para desenvolver semicondutores e materiais usados no setor de tecnologia. O ministro formou um grupo que reúne representantes da indústria e das universidades, e foi montado um plano de negócios para o período 2013-2017; claro, já está em andamento, mas até agora não se conheciam detalhes.

O grupo, que contará em parte com um fundo criado pelo governo, definiu três segmentos prioritários: chips de memória não volátil (flash), chips de computador baseados na mistura cobre-grafeno e transistores do tipo TFET (Tunnel Field Effect). A ideia central é produzir uma nova geração de componentes, com baixo consumo de energia, para abastecer o segmento de dispositivos móveis, incluindo os wearables (vestíveis).

Enquanto isso, no Brasil o ministro responsável pela área diz que o país sente falta de políticas como a antiga reserva de mercado na informática…

1 thought on “Governo apoia inovação (na Coreia)

  1. Todo o atraso tecnológico do Brasil se deve a uma questão de “cultura” que herdamos dos católicos portugueses onde tudo deve ser centralizado pelo Governo, para facilitar a distribuição das propinas, a exemplo da malfada experiência administrativa da gigantesca e ineficiente Petrobrás e outras afins. Se prestarmos atenção, os países com cultura herdada dos colonizadores ditos “protestantes”, cujas políticas e cultura incentiva o desenvolvimento individual dos seus comandados, costumam ser mais avançados em tecnologia do que os demais, e isto se aplica aos países que foram por eles “colonizados”, a exemplo de muitos países orientais, incluindo aí a China, Japão, Taiwan e Coréia do Sul. Santos Dumont inventou o avião, e daí, quem liga? O crédito sempre foi dado para os irmãos gringos de um país de maioria protestante. A França ‘inventou” a IGUALDADE, LIBERDADE e FRATERNIDADE, mas quem deslanchou mesmo em termos de avanço tecnológico e industrial no século XIX foi a Inglaterra, seguida pela Alemanha e Estados Unidos. Bom, pelo menos os franceses ajudaram a inventar o Champagne e o cinema, ponto para Hollywood…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *