scopitoneQuem for a Nova York este ano – principalmente sendo alguém que gosta de tecnologia – não deve perder a exposição Making Music Modern: Design for Ear and Eye, que fica até novembro no MoMa (Musem of Modern Art).

Infelizmente, não estou escrevendo de lá. Me baseio nos comentários do site AV Network: a ideia da mostra é usar os recursos tecnológicos atuais (de áudio, vídeo, cenografia e iluminação) para contar a história do desenvolvimento da música, que naturalmente tem tudo a ver com a evolução das técnicas de gravação e reprodução. Ali estão desde os fonógrafos de Thomas Edison até players digitais de última geração, juke-boxes, caixas acústicas de todos os tipos e tamanhos, toca-discos e amplificadores analógicos, instrumentos musicais, os velhos tape-decks e gravadores de rolo, e por aí vai.

Dica: toda sexta-feira, no final da tarde, é promovida uma demonstração do lendário player Scopitone (foto), de 1963, que pertence à coleção particular do Museu. Deve ser um momento mágico para quem se liga em áudio!

Além da exposição em si, o MoMa oferece uma inacreditável programação de palestras e performances relacionadas ao tema. Vejam no link acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *