playstation-vue-screenshot-03_1920-600x337

PlayStation Vue é o nome de um novo serviço de vídeo pela internet, que começou a funcionar nos EUA nesta quarta-feira. Pagando uma mensalidade de US$ 49,99, o assinante que possuir um console PS3 ou PS4 poderá ter acesso a filmes, séries, eventos esportivos e outras atrações, além da rede PlayStation Network, que recentemente incorporou o serviço de música Spotify.

Não chega a ser propriamente novidade. Há meses a Sony já havia informado que entraria nesse segmento; aliás, é o que deverão fazer, em breve, os principais fabricantes de equipamentos. A ordem não é mais vender aparelhos e, sim, serviços de vídeo pela web. É também o que já vem dizendo, desde o ano passado, o fundador da Netflix, Reed Hastings (leiam aqui). Assim como já fazem Apple, Google, Amazon e Microsoft, ele acha que só irá sobreviver no futuro quem souber usar as plataformas online para distribuir conteúdo relevante.

Um diferencial interessante do Vue está na possibilidade de assistir a conteúdos da televisão, inclusive ao vivo – basta conectar o videogame. Esses conteúdos podem ser salvos no servidor PS Vue e acessados a qualquer momento (por um período de 28 dias). A restrição é o acesso único, ou seja, o assinante tem que estar em casa e usar seu próprio console. A interface segue o padrão “limpo” do PS4.

Trata-se de mais um modelo de distribuição. Como mostra o crescimento do Netflix, cada vez mais as pessoas irão dividir seu tempo entre a TV tradicional e a web TV. Não há mais volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *