TV androidA Viacom, um dos maiores conglomerados multimídia do planeta, divulgou na semana passada um interessante estudo sobre as mudanças de comportamento dos usuários. O levantamento foi feito em 14 países (Brasil incluído), com um total de 10.500 entrevistas, e mostra como as pessoas acessam hoje seus conteúdos preferidos, como descobrem novos conteúdos e como se relacionam com suas diversas telas; incrível, mas o conceito de “segunda tela” parece que já ficou obsoleto.

A principal conclusão, nada surpreendente, é que a maioria continua dando prioridade aos conteúdos próprios da televisão, ainda que às vezes usando para isso a internet. “Nunca se assistiu tanta televisão”, resumiu Christian Kurt, vice-presidente da VMNI (Viacom International Media Network) e coordenador da pesquisa. “A questão é que agora precisamos redefinir o conceito de televisão.”

Nos próximos dias, daremos mais detalhes sobre a pesquisa, cuja íntegra, em inglês, pode ser lida aqui (há também um resumo disponível neste vídeo). Importante: o trabalho se limita a pessoas com idade entre 6 e 34 anos. Apenas para focar no mercado brasileiro, onde foram ouvidos 750 usuários, segundo a Viacom, notem que:

*Entre os brasileiros, 66% acham que a qualidade da programação em geral “nunca esteve tão boa”;

*Com o fenômeno das redes sociais, o assunto “televisão” é o mais comentado, segundo 78% deles;

*Esses entrevistados possuem, em média, cinco dispositivos para acessar conteúdos de vídeo, entre tablet, smartphone, computador, laptop, console de jogos, TV smart, iPod Touch, DVD player e aparelhos de streaming; não fica claro que aparelhos seriam esses, mas supõe-se dispositivos do tipo Apple TV e similares; a pesquisa não menciona “receptores de TV paga”, mas é óbvio que esse item está incluído;

*Para 71% dessas pessoas, os serviços de VoD são os mais utilizados, vindo a seguir os sites dos próprios canais (58%), os SVoD (serviços de assinatura on-line, com 56%) e os gravadores DVR (54%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *