Na última sexta-feira, a EAD – empresa constituída pelas operadoras Claro, Tim, Vivo e Algar – fez seu primeiro anúncio oficial sobre o switch-off da TV analógica. As quatro foram vencedoras do leilão das frequências de televisão na faixa de 700MHz, que serão usadas nas futuras redes de celular 4G, e a criação da empresa está entre as suas obrigações legais.

A sigla EAD significa Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV. Sua missão é cuidar para que o fim da TV analógica e a entrada da TV digital aconteçam sem maiores traumas para o usuário final. Como já comentamos aqui, existe o risco, levantado pelas emissoras, de que em certas regiões surjam interferências do sinal 4G sobre o sinal de TV, mas a EAD garante que isso não acontecerá.

Outra garantia: serão mesmo distribuídos conversores digitais às famílias cadastradas no programa Bolsa Família, conforme exigência do governo. Só não está claro, ainda, quem irá pagar essa conta.

De todo modo, a EAD confirma que maio de 2016 é a data estipulada para desligamento dos transmissores analógicos em São Paulo (Capital) e nos seguintes municípios da Grande SP: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. 

Para quem tiver dúvidas sobre o assunto, a EAD criou o site Você na TV Digital e uma central que atende pelo número 147.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *