droneNo próximo sábado 13, começa em Orlando (EUA) a edição 2015 da InfoComm. Como sempre, há uma infinidade de atrações. A exposição conta com cerca de 1.000 empresas, incluindo todas as marcas importantes dos segmentos de áudio, vídeo e automação voltada ao mercado corporativo. Simultaneamente, acontece uma série de cursos, seminários técnicos e treinamentos certificados, valiosíssimos para quem trabalha na área. E, em paralelo, diversas apresentações e demonstrações de novas tecnologias.

Uma das novidades este ano será a parceria com InfoComm com a UXV (Unmanned Vehicle University). Baseada na cidade de Phoenix, essa escola se dedica a engenharia e projetos de drones. Esses artefatos não são usados apenas em missões militares; já fazem parte da rotina de empresas como Google e Amazon; esta iniciou há pouco tempo um serviço de entrega de mercadorias todo baseado em drones. Um seminário na InfoComm, nos dias 15 e 16, oferecerá uma introdução ao conceito de UAVs (Unmanned Aerial Vehicles, ou “veículos aéreos não tripulados”), que inclui sensores, transmissão de dados, navegação e sistemas de controle.

OK, mas o que têm os drones a ver com AV e automação? A InfoComm e a UX acham que esses veículos serão de grande valia em projetos de segurança, monitoramento, eventos, produção de vídeo, mineração e saúde, por exemplo. Pode ser um enorme diferencial competitivo, hoje, saber pilotar (e controlar) um aparelho desses.

Somente 300 empresas em todo o mundo estão autorizadas a usar drones – no Brasil, nenhuma ainda (há um projeto tramitando no Congresso). E o principal motivo, claro, é a segurança. Como aconteceu quando os primeiros automóveis começaram a rodar, no início do século 20, e também mais tarde, quando voaram os primeiros aviões, o risco de acidentes é considerável. No último dia 31, num show no México, o cantor Enrique Iglesias foi protagonista de um: quase destroçou a mão direita ao tentar dominar um drone no palco, o que fazia parte da pirotecnia do espetáculo (vejam neste vídeo).

Terá que passar por uma cirurgia de reconstituição, mas pode-se afirmar que teve sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *