atmos theaterMais cedo do que se previa, o padrão de processamento Dolby Atmos está se espalhando entre os fabricantes de áudio, especialmente de receivers. Na semana passada, três deles anunciaram nos EUA suas novas linhas: Denon, Yamaha e Pioneer. Quando acontecerem a IFA (em setembro) e a CEDIA Expo (outubro), certamente as outras marcas de referência no segmento (Onkyo, Marantz, Integra e Harman Kardon) também estarão nesse caminho.

Com exceção da Pioneer, que hoje não tem distribuição oficial de receivers no Brasil, todas as demais sinalizam que o padrão da Dolby veio para ficar. A ideia do áudio surround “baseado em objetos” (object-based) é tentadora para quem aprecia filmes e games: as ondas sonoras se espalham inclusive na parte alta da sala, “viajando” sobre as cabeças dos ouvintes e virtualmente preenchendo todos os espaços. É uma sensação diferente (e mais envolvente) do surround 5.1 ou 7.1 canais.

Os novos receivers incluem também o padrão DTS:X, que é uma alternativa ao Atmos, via atualização de firmware. Dolby e DTS são concorrentes no mercado de cinemas digitais e rivalizam na venda de royalties aos fabricantes também na área residencial; há ainda o padrão Auro-3D, que parece não estar empolgando. Denon e Yamaha anunciaram que seus modelos 2015 também reproduzem arquivos de áudio em alta resolução (formatos FLAC, AIFF e DSD).

Mais interessante ainda é que essa nova geração de receivers (alguns fabricantes estão lançando também processadores modulares) já é compatível com padrões de vídeo que também serão obrigatórios nos próximos anos. É o caso do conector HDMI 2.0a, com chips 4K (para transferência de sinal a 18 Megabits por segundo), HDR (High Dynamic Range) e Pure Color 4:4:4 (processamento de cores especificado para imagens em 4K). E também trazem a codificação anticópia HDCP 2.2, sem a qual nenhum conteúdo 4K poderá ser reproduzido.

No Brasil, até o momento os receivers mais avançados são das marcas Integra, Denon e Onkyo. Para quem se interessa pelo assunto, este artigo tem boas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *