Foxconn-ceo

 

Não sei se um país onde milhões de pessoas passam fome, animais passeiam livremente sujando as ruas e onde cerca de 60% das casas não têm saneamento… bem, como dizia, não sei se um lugar assim pode servir de parâmetro. Mas, pelo que leio dos economistas, a Índia é o único entre os BRICs que continua atraindo investimentos e melhorando sua infraestrutura. Infelizmente para nós, brasileiros, é para lá que estão se voltando chineses, coreanos e até americanos com capital para apostar no futuro.

O Brasil, pelo visto, perdeu também essa bola da vez. Nesta terça-feira, o magnata Terry Gou (foto) – dono do conglomerado Foxconn – anunciou planos de instalar nada menos do que dez, talvez doze, fábricas em território indiano nos próximos cinco anos. A informação é do site Digitimes, especializado em tecnologia.

Para quem não se lembra, mr. Gou é o mesmo que, em 2012, apareceu em fotos ao lado da presidente Dilma Roussef e do então ministro de Ciência e Tecnologia, Aloisio Mercadante, prometendo investir US$ 12 bilhões em fábricas no Brasil. Como apontamos na época, o empresário taiwanês jamais citou tais números, que eram pura invenção do marketing governamental.

Passaram-se os anos e a Foxconn continua com uma unidade de médio porte em Jundiaí (SP), produzindo componentes, embora continue sendo uma potência do setor na Ásia. O grupo é o maior exportador de toda a China (responde por 9% de tudo que o país vende para o Exterior). É ainda a principal fornecedora da Apple e da hoje badalada Xiaomi. Enquanto isso, a promessa de Dilma e Mercadante de produzir aqui um iPad mais barato do que o original entrou para a antologia das ficções políticas.

O dinheiro da Foxconn, que certamente ajudaria muito o Brasil, acabou indo para outros países, como Índia, Indonésia e até Vietnam, onde a infraestrutura é menos deficiente, a tributação não é tão acintosa e a burocracia não atrapalha tanto. E onde os governos são levados minimamente a sério.

Recordo que, na época, mr. Gou deu até entrevistas criticando os trabalhadores brasileiros, que para ele não tinham qualificação – acusação que acabou sem resposta do governo brasileiro.

1 thought on “Para onde vão os investimentos?

  1. xenofobia. este é o segredo de nossa derrota. o brasileiro é recalcado, ricos acham que os pobres são parasitas, os pobres acham que os ricos sao todos ladroes. a população aprendeu a odiar os gringos, mas esquecem wue os gringos os alumentam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *