RGBW_Main_1Sem querer, ou talvez nem tanto, a CEA (Consumer Electronics Association) acabou provocando uma saia justa entre os dois maiores do setor. A Samsung anunciou que, a partir de agora, irá identificar seus TVs top de linha com o logotipo “4K Ultra HD”, oficializado pela CEA, para mostrar que se trata do verdadeiro Ultra HD, diferenciando-os assim dos LG.

As imagens acima são do blog internacional da Samsung. De fato, seguindo ao pé da letra as normas, divulgadas no ano passado, os TVs 4K da LG (linha UF6800) não se enquadrariam na definição, porque utilizam um tipo diferente de painel. Seus pixels são os chamados RGBW, que alguns definem como “led branco”: contêm subpixels de quatro cores (vermelho, verde, azul e branco), enquanto os demais fabricantes adotam o RGB convencional. Por isso, a LG não está autorizada a usar o tal “logo oficial”; oficialmente, a empresa informa que “não quis participar do grupo que administra a tecnologia 4K na CEA.”

Que diferença isso faz? Teoricamente, o subpixel branco é adicionado a cada pixel. O número total de pixels continua sendo o mesmo: 3.840 na horizontal x 2.160 na vertical, totalizando 8,29 milhões. Mas o tamanho dos pixels não pode ser aumentado; portanto, os quatro pixels ocupam o mesmo espaço de três num painel RGB. Segundo a Samsung, isso significa perda de 25% na performance de cada pixel, o que faz sentido, matematicamente.

Mas há outra explicação. O subpixel branco é formado com o “sacrifício” de uma das três cores primárias. Na verdade, não são quatro pixels porque o processador de imagem elimina o verde ou o azul conforme a necessidade da imagem que chega ao painel. A defesa da LG é que o subpixel branco amplia os níveis de brilho e reduz o consumo de energia.

Sem dúvida, é estranho que outros fabricantes não tenham adotado essa solução, já que os painéis RGBW têm custo de fabricação mais baixo. Também esquisito que a CEA, que afinal que representa a maioria dos fabricantes, não o tenha recomendado.

A favor da LG, no entanto, há um estudo publicado pelo site DisplayMate, extremamente detalhista e conceituado, que analisou os painéis RGBW em TVs OLED. Sim, estes são muito mais avançados do que os LED-LCD, mas o site afirma que os subpixels brancos “facilitam o gerenciamento da gama de cores e melhoram o balanço de branco” (a íntegra do estudo, em inglês, pode ser vista aqui, inclusive com os respectivos gráficos de medição do sinal).

2 thoughts on “4K ou não 4K: questão de detalhe

  1. Sr. Orlando, deixa ver se entendi, o texto acima está dizendo que as tvs LG não são 4k ULTRAHD de verdade?

  2. Sim, Marcos, mas apenas os modelos RGBW (linha UF6800), que são mais baratos mas ainda não saíram no Brasil. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *