Smart TVs precisam ser mais smart

19 de setembro de 2015

Não chega a ser propriamente novidade, mas uma pesquisa divulgada esta semana nos EUA reforça a sensação de que os TVs apelidados “smart” não são tão inteligentes assim. A consultoria Strategy Analytics estudou a atitude dos usuários em diversos países e concluiu que, para muitos, mesmo com o acesso à internet, o TV está deixando de ser o aparelho mais importante.

“Para o consumidor, o que interessa é a interface”, resumiu a responsável pelo estudo, Taryn Tulay, dizendo que o acesso aos recursos dos TVs continua “complicado”. Ou, pelo menos, mais complicado do que em outros aparelhos que ganham popularidade, especialmente tablets e smartphones. “Estes superam de longe os TVs em termos de velocidade, facilidade de uso e tempo de resposta”, diz ela. E, como boa parte dos dispositivos portáteis já oferece conteúdos de televisão, os fabricantes vão ter que acrescentar mais recursos para conquistar os consumidores.

Aquilo que se convencionou chamar de “experiência do usuário” passa a ser um desafio para quem produz TVs, até porque bem poucos conseguem identificar diferenças de imagem entre uma marca e outra. Como já ensinava Steve Jobs, os excessos precisam ser eliminados, tornando o uso do TV mais simples e agradável. É um desafio também para as operadoras de TV paga, cujos menus, na maioria dos casos, dificultam – em vez de facilitar – o acesso aos conteúdos.

4 Replies to “Smart TVs precisam ser mais smart”

  1. Dinaldo disse:

    Prezado Orlando, boa noite!

    Que bom poder interagir com você.
    O desafio é a simplicidade, a complexidade é a nossa vida, estamos em pleno século XI e os pensadores em tecnologia não acordaram para isso, que sair na frente, vai dominar o mercado.

    Abs.
    Dinaldo

  2. carlos j. p. ceder disse:

    Boa tarde!
    Sr, Orlando permita-me uma pergunta!
    Adquiri um TV Sony 855C, è que no manual não encontrei se ela capta sinal 4k/60p, quando houver este tipo de sinal?
    Não consegui configurar conta do google porque não tenho esta conta se entendi a tv não me deu outra opção!

    Abs.
    Carlos

  3. Orlando Barrozo disse:

    Olá Carlos, sim, a linha XBR-X855C reproduz sinal 4K/60P, Netflix e YouTube 4K. Para acessar os serviços do Google em qualquer aparelho, claro, é preciso ter uma conta lá. Abs. Orlando

  4. Rubens disse:

    Carlos JP Ceder, sua pergunta nao ficou clara, mas caso você esteja se referindo a “sinal de transmissao de tv aberta”, nenhum modelo de tv atual irá captar esse tipo de sinal, porque os padroes de transmissao 4K ainda nao foram definidos, nao existem, e portanto nao existem ainda receptores 4K.

    Ja se voce estiver se referindo ao sinal enviado por outros aparelhos atraves de um cabo HDMI, como um computador com saida de video em resolucao 4K, ou um player Blu-Ray 4K, ou ainda um decoder de tv paga que processa sinais 4K, entao esses sim, funcionarao.

Deixe uma resposta