obsolescChamo a atenção dos leitores para este artigo, que trata de um tema polêmico já abordado neste blog: a questão da obsolescência programada dos aparelhos eletrônicos. Basicamente, seria um grande “complô” entre os fabricantes para lançarem produtos de vida útil curta, de tal modo que o consumidor sinta frequentemente o impulso de trocá-los. Sabe-se que essa prática não se restringe aos eletrônicos, e existe certa lógica no raciocínio, por mais que pareça cruel. Mas o articulista vai mais fundo na análise.

Talvez por influência do pessoal da informática, fanático por atualizações, o consumidor em geral acaba se tornando obcecado por novos modelos de celular, tablet, TV e por aí vai. Produtos que antes consumiam uma década em pesquisa e desenvolvimento, hoje são descontinuados apenas um ano e meio depois de chegarem ao mercado. E quem não tem o modelo mais recente arrisca-se a ser chamado de “cidadão obsoleto”, ou algo do gênero.

De quem é a culpa?

1 thought on “Estamos nos tornando obsoletos?

  1. Veja o caso dos smartphones da Samsung,Galaxy S6 que não permitem a troca da bateria(inclusive impedem a retirada da mesma caso se precise ficar totalmente off-line).Esses aparelhos terão a vida útil máxima ligada diretamente à vida útil da bateria e olha que são aparelhos caros.Vou manter meu S5 mesmo,por enquanto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *