Uma das notícias mais importantes da semana passada foi o fechamento do serviço Mega Filmes HD, um dos mais ativos da pirataria brasileira. Na operação chamada Barba Negra (não sei como nem por que são escolhidos esses nomes…), a Polícia Federal prendeu sete pessoas acusadas de dirigir o site e interrogou outras cinco. Na pacata cidade de Cerquilho, interior de São Paulo, foi preso um casal que, pelas informações disponíveis, mantinha o serviço funcionando a partir de sua casa. Ali, os agentes apreenderam nada menos do que 150 mil arquivos de vídeo que eram comercializados ilegalmente pela internet. Entre eles, havia até filmes que nem foram lançados nos cinemas…

O casal faturava cerca de R$ 70 mil mensais; e as investigações continuam. Segundo o Estadão, o Mega Filmes HD era o maior site de filmes piratas da América Latina: em apenas 12 dias, em outubro, um único filme – a comédia brasileira Vai que Cola – foi acessada ali por mais de 350 mil pessoas. Como se sabe, o Brasil está entre os campeões mundiais do segmento. Os 50 maiores sites piratas do país tiveram 1 bilhão de acessos entre fevereiro e julho últimos.

O episódio mostra que esses serviços são coisa de quadrilha muito bem organizada, certamente com ramificações também fora do país. Mais do que música ou software, a distribuição ilegal de filmes que ainda não chegaram aos cinemas exige tecnologia avançada, e que é cada vez mais aprimorada. Mas, como nos demais casos (e vale também para drogas, armas etc.), a pirataria só existe quando há conivência dos usuários. Se os visitantes daqueles 50 sites agissem de modo mais digno, os criminosos perderiam sua fonte de renda.

Tristemente, muitos deles devem estar entre os que participam de passeatas contra a corrupção, votam em políticos como os citados no comentário anterior e/ou pedem a volta dos militares!

3 thoughts on “Vai que cola outra vez…

  1. O “Barba Negra” é conhecido pirata nas estórias infantis,daí o nome da operação para combater a pirataria.

    Infelizmente,a população sempre toma por base a conduta de seus governantes,daí que a pirataria só tende a crescer no Brasil…

  2. Complementando…

    As distribuidoras lançam somente uma pequena parcela dos lançamentos mundiais em filmes e ainda com um intervalo,por vezes inaceitável em relação a outros países.

    Aí você entra num site e estão lá um monte de filmes lançamentos e outros já fora de catálogo,cujas sinopses o agradam e estão ali,disponíveis em 1080p,com legendas,gratuitamente,podendo ser baixados em 10 minutos via torrente.

    Convenhamos,num país que o governo quebrou de tanto roubar,fica extremamente difícil esperar que alguma distribuidora se digne a lançar ou retornar ao catálogo para ,só depois ,você comprar por preço abasurdo,um bluray do filme…e ainda se sentindo um otário pagando um imposto violento que você já sabe para o bolso de quem vai…fica difícil…

  3. Olá Orlando Barrozo .

    Primeiro meus parabéns a Policia Federal por esse trabalho e infelizmente o Brasil é vergonha quanto ao assunto pirataria , falsificações em vários segmentos e como aconteceu também recentemente a descoberta até de remédios falsificados um absurdo como tantos outros . Mas este é o Brasil !!

    Posso adiantar que nunca entre neste site o mega filmes HD e nunca comprei filmes e shows piratas e sou totalmente contra . Me preservo como um colecionador de filmes com mais de 1.000 ( mil) títulos em DVDs como em blu ray todos originais e bem vistos na minha sala de home .

    A maioria dessas pessoas que ficam piratiando filmes estão sujeitas a condenação ; pirataria é crime ou seja dependendo do que for violado pode ser violação de direito autoral ( artigo 184 do código penal ) ou violação do direito do autor de programa de computador …

    Eu particularmente dou muito valor a qualidade de Audio e video ao extremo e sempre tenho como objetivo ter minhas mídias originais aliado a um conjunto de conexões e aparelhos indicados por grandes profissionais da área .

    Se eu estiver errado Senhor Orlando , que me corrija a final não sou um profissional do ramo e sim um modesto conhecedor do assunto e um apaixonado por audio e video
    Saudações.

    JOSÉ CARLOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *