Was8763944Em tempos de Uber, com toda a polêmica que esse serviço já está causando mundo afora, a GM anunciou nos EUA uma experiência audaciosa. Vai financiar uma rede de taxis sem motorista na cidade de Austin, Texas. A gigante dos automóveis já colocou US$ 500 milhões no serviço Lyft, concorrente do Uber, mas no Salão do Automóvel de Detroit informou que a ideia é montar uma “rede controlada” de carros comandados a distância e que atinjam velocidade máxima de 30km/hora. Os veículos serão versões mais avançadas de modelos como Volt e Chevy, com eletrônica totalmente digital. “Se a pessoa estiver cadastrada no Lyft, o carro irá reconhecê-la antes mesmo de abrir a porta”, promete o presidente do serviço, John Zimmer, entrevistado pelo New York Times. “O carro já chega no endereço do solicitante com tudo ajustado, inclusive suas músicas preferidas para ouvir no caminho até o destino”.

Austin foi escolhida para esse projeto-piloto porque já é uma das cidades tecnologicamente mais desenvolvidas do mundo. Ali já estão instaladas empresas de primeira linha no setor, como Dell, Astrotech, Sonic Healthcare, Visa, Crytech, 3M, AMD, Qualcomm etc. Quase todo mundo que reside ou trabalha em Austin sabe (tem certeza) de que o futuro dos transportes passa por serviços de inteligência, com redes compartilhadas na linha do Uber e do Lyft. Dificilmente haverá na cidade algum protesto de taxistas contra a ideia.

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